quinta-feira, 16 de maio de 2019

De pés lavados


5ª feira – IV semana da Páscoa

Começamos hoje a acompanhar o longo discurso de Jesus na última ceia, que nos levará até à Ascensão.



















Reflexão
Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: - Eu conheço aqueles que escolhi: quem come do meu pão levantou contra mim o calcanhar….

- Serviço
Jesus deixou que uma pecadora lhe lavasse os pés para lembrar que um dia também ele lavaria os pés aos seus discípulos.
Toda a nossa vida se resume neste serviço – aproximar-se uns dos outros: ou para lhes lavar os pés ou para que nos lavem os pés.

- Humildade
Jesus lavou os pés a Judas, sem discriminação, e até mesmo depois da sua traição lhe chamou de amigo.
Jesus foi condenado pelos homens, mas Deus não condena os homens. Só a humildade nos faz aproximar e amar a todos.

- Perdão
Jesus foi traído por Judas com os pés lavados… tal como Pedro negou-o também com os pés limpos, e mais ainda, negou-o, não diante de alguma autoridade, mas diante de uma simples criada.
O mais importante não é a água que chega aos pés, mas a misericórdia que deve chegar ao coração. Jesus lava os pés para mostrar que quer lavar-lhes o coração.

Ilustração:
São Francisco de Borja, Jesuíta do século XVI muito ligado a Portugal, quando era elogiado, dizia com toda a humildade:
Procurei um lugar para mim na Bíblia e vi que o único que me atreveria a ocupar seria aos pés de Judas, o traidor. Mas não o pude ocupar, porque já lá estava Jesus lavando-lhe os pés…. Sou um pobre pecador.



Sem comentários: