quarta-feira, 15 de maio de 2019

Terço (65)


A bússola do terço
ou o terço da bússola

Vamos rezar o terço do Rosário orientando-nos por uma bússola e contemplando os mistérios gloriosos em cada ponto cardeal.
Rezar é posicionar-se diante de Deus, é aceitar o lugar que Deus nos concedeu… é deixar-nos guiar ou orientar, é não perder o Norte de Deus como nossa referência.

1.º Mistério – A ressurreição de Jesus
O Este

Jesus é o novo sol que no oriente se ergue...sobre nós mortais na manhã da ressurreição.
É Cristo quem nos orienta, isto é, que nos atrai para a sua ressurreição. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé, como nos recorda São Paulo.
Rezemos por todos os que precisam de alguém que os oriente, para que possam seguir a Cristo como luz da vida.

2.º Mistério – A ascensão de Jesus ao Céu
O Norte

Ide por todo o mundo – Assim enviou Jesus os seus apóstolos antes da sua ascensão assim continua hoje a nortear os seus enviados.
Ele é a estrela polar, o farol que nos dá a direção certa para continuarmos a sua ação e missão.
Rezemos por todos aqueles que se sentem desnorteados para que Cristo lhes dê confiança de que o seu caminho é o nosso caminho…

3.º Mistério – A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos
O Sul

No nosso posicionamento geográfico, o Sul é o nosso campo de ação. Nessa direção somos convidados a alargar os horizontes, a fazer-nos ao largo… a ir mais além.
Rezemos para que com a ajuda do Espírito Santo todos nós possamos transcender-nos, ir por todo o mundo, alargando os nossos horizontes e transbordando a nossa fé.

4.º Mistério – A assunção de Nossa Senhora
O Oeste

A assunção de Maria foi o seu ocaso, a sua entrada na glória de Deus.
Ao contemplarmos este mistério podemos ganhar a confiança de que vale a pena empenhar-se e viver na graça de Deus porque um dia também passaremos pelo ocaso desta vida e seremos levados à glória de Deus.
Rezemos por todos os que caminham para o ocaso da sua vida, pelos velhinhos e por todos os que estão cansados e oprimidos para que Deus seja o seu conforto e recompensa.

5.º Mistério – A coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Anjos e dos Santos
O Centro

Uma coroa tem o privilégio de unir, de congregar e formar uma comunhão. Uma coroa abraça tudo e todos no seu Centro.
Ao contemplarmos a coroação de Maria como rainha do Céu e da Terra, somos motivados a unir a nossa vida à eternidade, esta terra ao céu, unindo o homem a Deus.
Rezemos para que nunca percamos de visto o que Deus promete a quem escutar e cumprir a sua vontade, aqui na terra e que nunca percamos de vista o céu como nossa eternidade.




Sem comentários: