quarta-feira, 18 de julho de 2012

Frei Bartolomeu dos Mártires

Memória do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires

A) Em Braga
Frei Bartolomeu dos Mártires, sagrado bispo na igreja de São Domingos dia 3 de Setembro de 1449, pelo Arcebispo de Lisboa, Dom Fernando de Vasconcelos de Menezes, partiu para Braga, levando com a sua humildade e a sua pobreza, a maturidade dos 45 anos, e a santidade adquirida em 30 anos de vida religiosa.
A actividade do novo arcebispo e Senhor de Braga pode resumir-se em duas palavras: Caridade e Justiça.
À Companhia de Jesus deu o Colégio de São Paulo; à Ordem Dominicana deu o convento de Viana do Castelo; às mulheres velhas e desvalidas um hospício; aos pobres quando a peste um hospital completo, e ao arcebispado de Braga deu o Seminário Conciliar, o primeiro que em Portugal se fundou, em obediência ao sagrado Concílio de Trento.
E toda esta actividade sem deixar de visitar de três em três anos, as 1226 paróquias da arquidiocese e sem permitir que a balança da justiça perdesse a fidelidade que no dar o seu a seu dono quer no defender os direitos da Senhoria de Braga…

B) Em Trento
Partiu de Braga no dia 24 de Março de 1561 e chegou a Trento dia 18 de Maio. Nesta viagem de 332 léguas, feita em 56 dias e em 49 jornadas, o santo arcebispo procedeu como Primaz das Espanhas que era e se considerava…
Causou logo impressão… Disse para Roma o Bispo de Modena ao Cardeal Moroni: “Chegou ontem a Trento o Arcebispo de Braga, Primaz do Reino de Portugal, frade de São Domingos, rico de dois grandes esplendores: primeiro de uma raríssima vida exterior, humilde, sem arrogância, sem ruído, e depois de grande e rara erudição.
Entrou em discórdia Frei Bartolomeu por causa da precedência… Achava-se primaz da Espanha enquanto os espanhóis defendiam que primaz da Espanha era o arcebispo de Toledo.
Filipe II de Espanha (dominador também de Portugal, não permitiria que um prelado de uma província dominada passasse à frente dos seus arcebispos…
Apelaram a Roma… O Santo Padre deu ordem para Trento que sendo Primaz em Portugal, precedesse a todos os Arcebispos mas não à frente como Primaz da Espanha que seria o de Toledo.
O Senhor de Braga mandou dizer para Roma que não se sentando no lugar que teve até agora, quer ficar abaixo de todos os bispos, para que se veja, que ele se assenta fora do lugar que convém, até que possa defender por outra via as suas razões.
O Papa deliberou então que nenhum Primaz sem prejuízo dos seus direitos, tivesse outro lugar em TRENTO que não fosse o de Arcebispo, conforme a sua promoção: Queremos e mandamos pelo presente que todos e cada um dos prelados referidos, reunidos pro tempore em Trento… se assentem e tomem lugar em todos e cada um dos actos públicos… não se tendo em conta as dignidades primaciais sejam elas verdadeiras ou pretendidas…
Assim se evitou o fracasso de Trento por causa das precedências.
A Espanha ficou impedida de cantar vitória.
Portugal ficou como era, nada perdendo do seu direito.
Mais tarde Frei Bartomoleu foi convocado por Filipe II para ir às cortes de Tomar. Só foi com a condição imposta e aceite de ir, estar e voltar como Primaz da Espanhas. Assim no dia 16 de Abril de 1581, diante das Cortes reunidas no salão nobre do Convento de Cristo…

Vê-se aqui que o patriotismo não é incompatível com a santidade; e viu-se também que o prestígio de Portugal nada perdeu com a santidade e doutrina do frade de batina branca e capa preta do Arcebispo e Senhor de Braga e Primaz das Espanhas…
 ( Grande figura de um Arcebispo, Mons José de Castro, in Lumen, vol XX, Fevereiro 1956, fasc II, pag 97-109)

Frei Bartolomeu dos Mártires participou no 3º e último período do Concílio de Trento (1561-1563) - Frei Luís de Sousa descreve a acção bastante activa do Arcebispo de Braga atribuindo-lhe a célebre frase:
- Os Ilustríssimos e Reverendíssimos Cardeais precisam duma ilustríssima e reverendíssima reforma.

C) Na Santidade
Depois da missa veio alguém ter comigo:
- Eu pensava que o Sr. Padre ia celebrar a missa da Memória do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires com paramentos VERMELHOS.
- O Directório diz que deve ser celebrada a memória dos Pastores e por isso com paramentos brancos…
- Mas afinal ele não é dos MÁRTIRES?
- Sim. É dos MÁRTIRES só de nome…

E fiquei a pensar que ninguém deve ser Mártir só de nome… Todos os Pastores são de facto Mártires (pois dão a sua vida ao serviço do rebanho de Cristo) e todos os Mártires são Pastores (pois ensinam com a sua vida e o seu exemplo).
Peço hoje por intermédio do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires que ninguém seja mártir só de nome mas que todos sejam pastores pela acção e santificação.

Sem comentários: