terça-feira, 15 de novembro de 2011

Zaqueu

3ª Feira - XXXIII Semana Comum

Três lições:

- Na Primeira Leitura, Eleazar com 90 anos é apresentado como EXEMPLO DE CORAGEM e MEMORIAL DE VIRTUDE. Apesar de não pregar, nem proclamar, mesmo sem dizer nada ele foi uma autêntica lição. Tal como Jesus no Evangelho de hoje fez-se convidar e isso foi o suficiente para que Zaqueu percebesse logo a lição e quisesse reparar o mal que pudesse ter feito. Jesus não lhe deu nenhum sermão, nem raspanete, aproximou-se apenas e isso foi o suficiente para que Zaqueu acolhesse a lição e mudasse de vida.

- Podemos equacionar 3 tipos diferentes de olhares presentes neste episódio:
Em primeiro lugar Zaqueu que era de pequena estatura não aceitava OLHAR os outros de BAIXO para CIMA.  Por isso subiu a um sicómoro pois queria VER os outros doutros de CIMA para BAIXO. Jesus ao passar fê-lo sentar-se à mesa e a partir daí Zaqueu passou a ver as coisas de maneira diferente: OLHOS nos OLHOS, lado a lado à mesa de amigos. Também nós não devemos olhar nada nem ninguém de alto para baixo, nem de baixo para cima, mas saibamos olhar os outros como iguais, olhos nos olhos... e veremos Deus nos nossos irmãos.

- Propostas práticas:
Ao iniciar a celebração: Como Zaqueu ouviu o convite de Jesus (Desce depressa pois preciso de ficar em tua casa) também nós podemos ouvir: Prepara-te depresssa, aceita a baixeza da tua condição pois Deus precisa de entrar em ti pela Sua Palavra e pelo Sacramento do Seu Corpo.
Na comunhão o sacerdote ao apresentar a Hóstia Consagrada a quem vai comungar, em vez de dizer a frase habitual (O Corpo de Cristo) poderá dizer: Hoje entrou a salvação nesta casa! Quem vai comungar responderá: Amen!


Sem comentários: