terça-feira, 8 de novembro de 2011

Indignos sim, inúteis não!

3ª Feira - XXXIISemana Comum

Servos indignos sim, servos inúteis não!

“...depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.

A palavra grega utilizada - άχρειος – tem dois sentidos: inútil e indigno. O sentido da afirmação de Cristo é de que a nossa condição perante Deus, depois de fazermos tudo que é do nosso dever realizar, é a de “servos indignos” e, jamais, de “servos inúteis”. Isto é, mesmo sendo bons crentes, dedicados, obedientes e cumpridores da vontade de Deus, não nos tornamos merecedores do favor divino, continuamos sem mérito, totalmente dependentes da graça e da misericórdia do nosso Pai celestial.
Servos indignos sim, servos inúteis nunca.
Todo o sentido é o da falta de mérito e não o sentimento de inutilidade, de não servir para nada. Todos temos a consciência do chamamento de Deus para serví-lO, à sua Igreja e ao nosso próximo. Embora indignos, pela Sua graça, Deus precisa de nós, nos chama, nos usa, somos assim úteis nas Suas santas mãos. Aliás não podemos ser inúteis, pois o trabalho que fazemos não é nosso, é Deus quem age em nós. Como não somos merecedores de tal graça, somos sim indignos servos.

Sem comentários: