quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saudade sim, tristeza não!

Para reflectir em dia de finados

1.
O Dia de Finados é marcado por três características:
é o dia da saudade, o dia de fazer memória, o dia de professar a fé na Ressurreição.

2.
No princípio do Cristianismo, os pagãos designavam os cristãos como "aqueles que não temem a morte".

3.
Vinde a Mim, todos vós… diz Jesus no 1º Evangelho de hoje.
Jesus é o ponto de encontro…
Se queremos encontrar alguém, procuremo-lo em Jesus através da oração. Rezando encontramo-nos com Jesus e com todos os que estão n’Ele. Se estamos unidos pela fé e pelo amor, acredito que não é a morte que nos vai separar.

4.
Deus deu-nos a vida para O procurarmos; deu-nos a morte para O encontrarmos; deu-nos a eternidade para O possuirmos.

5.
Saudade sim, tristeza não!
Ao fazer memória dos nossos defuntos podemos sentir saudade, mas nunca tristeza. Sentimos saudade porque deixamos de os ver, não sentimos tristeza porque não deixamos de os amar.

6.
“A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vós sois vós. O que eu era para vós, continuarei a ser. Dêem-me o nome que sempre me destes, falem comigo como sempre fizeram. Continuem vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que o meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo, sem nenhum traço de sombra ou tristeza.
A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque estaria eu fora dos vossos pensamentos, agora que estou apenas fora das vossas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho... Vós que aí ficastes, segui em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”
(Santo Agostinho)

Sem comentários: