sábado, 30 de outubro de 2010

Ver e ser visto


Ano C - XXXI Domingo Comum

Uma senhora, com uma forte depressão, quis falar comigo depois da missa.
- Senhor Padre, eu acho que não tenho fé. Não consigo rezar. Conheço poucas coisas acerca de Deus…
Olhei para o relógio. Não tinha muito tempo para ouvi-la, mas ela continuou:
- Deus é um ilustre desconhecido para mim. Que devo fazer?
- Se acha que não gosta de Deus, Deus nunca deixou de gostar de si. Ele conhece-a bem e tem muita coisa para lhe falar.
Milagre santo: a mulher não disse mais nada e foi-se embora repetindo toda satisfeita: Deus conhece-me. Ele gosta de mim…

Recordo este episódio verídico ao reler a experiência de Zaqueu.
Também Zaqueu queria conhecer a Deus, mas tinha dificuldades. Lucas sinaliza duas: a multidão e a sua baixa estatura. A primeira simboliza os problemas exteriores, condicionamentos sociais, culturais etc. que não dependem de nós, mas fruto das circunstâncias, da família, da comunidade, da Igreja. A baixa estatura significa os problemas pessoais, as nossas mágoas, traumas, experiências negativas do passado, ressentimentos, falhas.
Ao saber que Jesus conhecia o seu nome e queria hospedar-se em sua casa, sentiu-se valorizado. Foi a cura do seu coração que fez ultrapassar as suas dificuldades.
Só os puros de coração verão a Deus.

Sem comentários: