segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quando... ensina-me a rezar

O Pai Nosso de cada dia (109)

Quando… ensina-me a rezar!

Quando eu estiver só,
Perdido no meio da multidão,
Que eu diga:
Pai Nosso que estais nos Céus.

Quando tudo for negro à minha volta,
Nos momentos de desânimo e incerteza,
Que eu diga:
Santificado seja o vosso nome.

Quando me sentir ultrajado e humilhado,
Quando for perseguido e destronado,
Que eu diga:
Venha a nós o vosso reino.

Quando for tocado pelo orgulho
E me fizer mais do que aquilo que sou,
Que eu diga:
Seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu.

Quando atravessar o deserto estéril,
Quando desfalecer sem razões de viver,
Que eu diga:
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Quando me sentir ofendido
E injustamente maltratado,
Quando a ira me invadir
E o ódio me vencer,
Que eu diga:
Perdoai as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos
A quem nos tem ofendido.

Quando fizer do prazer um direito
E do ódio uma desculpa,
Que eu diga:
Não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal.

Sem comentários: