sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gostar Mais


Ano C - XXVIII Domingo Comum

Ao reflectir sobre o episódio evangélico da cura dos dez leprosos e do único que voltou para agradecer, alguém me perguntou:
- Jesus gosta mais de uns do que de outros?
- Eu acho que Jesus gosta de todos. Porque é que fazes essa pergunta?
- É que Jesus deve ter gostado mais daquele que, depois de curado, veio agradecer…
- De facto Jesus registou o agradecimento e elogiou essa atitude, mas não deixou de perguntar pelos outros nove curados. Isso quer dizer que não deixava de pensar nem de gostar deles.
Então recordei um diálogo ocorrido num bairro bastante pobre. Uma assistente social entrou numa pobre barraca, onde se demorou a conversar com uma mãe de família. À sua volta havia muito barulho, pois vários miúdos brincavam por ali. A mãe pediu desculpa:
- Sabe, é que tenho dez filhos…
Então a assistente lembrou-se de lhe fazer uma pergunta que muitas vezes lhe tinha ocorrido em casos semelhantes:
- Qual o filho que a senhora mais ama?
Num gesto de ternura, essa mãe chamou toda a pequenada para junto de si e respondeu com toda a convicção:
- Amo mais o que está doente, até que ele fique bom, e o que está ausente, até que ele volte… ou o que mais me magoou até que se arrependa…
Assim é Deus.
Obrigado pela lição!


Sem comentários: