terça-feira, 12 de outubro de 2010

Senhora da Aparecida


12 de Outubro

Memória de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil

O Pe. Dehon visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em 1906 e escreveu memórias dessa sua viagem ao Brasil publicando-as em livro: Leon Dehon, Mille lieues dans l’Amerique du Sud: Brésil, Uruguay, Argentine, (1909)

"Era o ano 1743. O governador de São Paulo, o conde de Assumar, passava por aquelas paragens com a sua comitiva. Pediu peixes do Paraíba. Diversos pescadores de profissão deitaram as suas redes em lugares diferentes e não apanharam nada. Com surpresa, no porto de Itaguaçu, um destes pescadores, chamado João Alves, recolheu na sua rede uma estátua de dois pesos. Era a Virgem Maria.
Conservou-a alguns meses, depois entregou-a a outro pescador, chamado Pedroso, que construiu uma altar e que todos os sábados, com os seus vizinhos, honrava a estátua com a recitação do Rosário e o canto de hinos. Uma vez, enquanto rezavam, duas velas acenderam-se sozinhas por si mesmas ao lado da Senhora. Foi o primeiro prodígio.
O fenómeno repetiu-se várias vezes e chegou aos ouvidos do bispo de Guaratinguetá. Com a ajuda dos fiéis ele fez erguer uma pequena capela, que alguns anos mais tarde foi ampliada. Os prodígios seguiram-se, atestados por testemunhos escritos.
Os milagres obtidos pelos fiéis são tão numerosos, que milhares de livros não chegariam para descrevê-los e a vista dos peregrinos seria demasiado curta para poder lê-los..."

Ao reler estas referências posso apenas fazer eco de duas mensagens:

1ª A Virgem Maria foi, literalmente, pescada para que nós não tenhamos medo de nos deixar apanhar pelas redes da salvação. Jesus continua a enviar-nos pescadores de homens. Deixemo-nos então pescar como a imagem da Senhora da Conceição se deixou pescar nas redes...

2ª A Virgem Maria aparece de vez em quando para nos recordar que também nós devemos aparecer na igreja, na comunidade... Ele é aparecida para que nós estejamos também presentes, para que nós apareçamos...

Sem comentários: