quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pai Nosso nos Salmos


O Pai Nosso de cada dia (88)

Quem diz, por exemplo, assim como diante dos povos manifestastes em nós a vossa santidade, assim também diante de nós manifestai neles a vossa grandeza, e sejam acreditados os vossos profetas, que outra coisa diz senão:
Pai Nosso que estais nos Céus,
Santificado seja o vosso nome.

Quem diz: Deus dos exércitos, vinde de novo, iluminai o vosso rosto e seremos salmos, que outra coisa diz senão:
Venha a nós o vosso reino.

Quem diz: dirigi os meus passos segundo a vossa palavra e que nenhuma impiedade me domine, que outra coisa diz senão:
Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

Quem diz: Não me diz pobreza nem riqueza, que outra coisa diz senão:
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Quem diz: lembrai-vos, Senhor, de David e da sua grande piedade ou também: Senhor, se estou culpado, se nas minhas mãos há iniquidade, se fiz mal a quem me fez bem, que outra coisa diz senão:
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Que diz: Livrai-me, ó Deus, dos meus inimigos, protegei-me contra os meus agressores, que outra coisa diz senão:
Livrai-nos do mal.

Se evocarmos todas as invocações contidas na Sagrada Escritura nada encontramos que não esteja incluído e compreendido nesta oração do Senhor. Por isso, podemos usar na oração do Senhor. Por isso, podemos usar na oração outras palavras para pedir a mesma coisa, mas não para pedir coisas diferentes.

(Cf. Carta de Santo Agostinho a Proba, Ep. 130, 12,22-13,24, CSEL 44 páginas 65-68)

Sem comentários: