domingo, 19 de setembro de 2010

Pai Nosso Luterano


O Pai Nosso de cada dia (83)

Pai Nosso que estás nos céus.
Que significa isso?
Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, a fim de que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados ao querido Pai.

Santificado seja o teu nome.
Que significa isso?
O nome de Deus, na verdade, é santo por si mesmo. Mas suplicamos nesta petição que também se torne santo entre nós.
Como sucede isso?
Quando a palavra de Deus é ensinada genuína e puramente, e nós, como filhos de Deus, também vivemos uma vida santa, em conformidade com ela; para isso nos ajuda, o querido Pai do Céu. Aquele, porém, que ensina e vive de modo diverso do que ensina a palavra de Deus, profana o nome de Deus entre nós. Guarda-nos disso, ó Pai celeste!

Venha o teu reino
Que significa isso?
O reino de Deus vem, na verdade, por si mesmo, sem a nossa prece; mas suplicamos nesta petição que venha até nós.
Como sucede isso?
Quando o Pai celeste nos dá o seu Espírito Santo, para crermos, por sua graça, na sua santa palavra e vivermos vida piedosa, neste mundo ena eternidade.

Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.
Que significa isso?
A boa e misericordiosa vontade de Deus, em verdade, é feita sem a nossa prece; mas suplicamos nesta petição que seja feita também entre nós.
Como sucede isso?
Quando Deus desfaz e impede todo o mau intento e vontade que não nos querem deixar santificar o seu nome, nem permitir que venha o seu reino, tais como a vontade do diabo, do mundo e da nossa carne; e quando, por outro lado, nos fortalece e preserva firmes na sua palavra e na fé, até ao nosso fim. Esta é a sua graciosa e boa vontade.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
Que significa isso?
Deus, na verdade, também dá o pão de cada dia, sem a nossa prece, a todos os homens maus. Suplicamos, porém, nesta petição que nos faça reconhecê-lo e receber com agradecimento o pão nosso de cada dia.
Que significa isso?
Tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida, como: comida, bebida, vestes, calçado, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, consorte piedosa, filhos piedosos, empregados bons, superiores piedosos e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, leais amigos, vizinhos fiéis e coisas semelhantes.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
Que significa isso?
Suplicamos nesta petição que o Pai celeste não observe os nossos pecados, nem por causa deles recuse as nossas preces; pois somos indignos de todas as coisas que pedimos, nem as perecemos; mas no-las conceda todas por graça, visto pecarmos muito diariamente e nada merecermos senão castigo. Assim nós, na verdade, queremos da nossa parte perdoar também de coração, e de boa vontade fazer o bem aos que pecam contra nós.

E não nos deixes cair em tentação.
Que significa isso?
Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos enganem, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória.

Mas livrai-nos do mal.
Que significa isso?
Suplicamos, em resumo, nesta petição que o pão celeste nos livre de todos os males que afectam o corpo e a alma, os bens e a honra, e, finalmente, quando vier a nossa hora derradeira, nos conceda um fim bem-aventurado e nos leve, por graça, deste vale de lágrimas para junto de si, no céu.
Que significa isso?
Devo estar certo que estas petições são agradáveis ao Pai celeste e ouvidas por ele; pois ele mesmo nos ordenou orar desta maneira e prometeu atender-nos. Ámen. Significa isso: assim seja.

(Cf. MARTINHO LUTERO, Os Catecismos, Concórdia Ed/Ed Sindal, Porto Alegre/S.Leopoldo 1983, páginas 272-275).

Sem comentários: