domingo, 5 de setembro de 2010

Discipulos de Cristo

Ano C - XXIII Domingo Comum

Naquele tempo seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-se e disse:
- Quem quiser seguir-me tem de me preferir ao pai, à mão, aos irmãos e até à própria vida;
- Quem quiser ser meu discípulo tem de abraçar a sua cruz;
- Quem quiser ser meu discípulo tem de vir após mim.
Uma grande multidão seguia Jesus e quando a esmola é grande o santo desconfia - Jesus viu que essa multidão estava equivocada, não sabia bem o que era estar naquela escola, por isso Jesus apresenta algumas condições para ser seus discípulos:

1ª condição - Capacidade de optar. dizer sim a Deus e não a tanta coisa, preferir a Deus e renunciar a tantos comodismos. Não se pode agradar a gregos e a troianos, não se pode servir a Deus e ao dinheiro, é preciso escolhar, optar e renunciar a todo o resto...
(Jesus voltou-se e viu que metade da multidão tinha ficado então pelo caminho pois não estavam preparados para tomar decições)

2ª condição - Abraçar a cruz. Ser discípulos não é fácil, é preciso ultrapassar obstáculos, enfrentar dificuldades, vencer contratempos. Quem segue apenas com prazer, mais cedo ou mais tarde desistirá pois não está preparado para levar a cruz.
(Jesus voltou-se e só encontrou e viu a multidão cada vez mais reduzida, pois aquela gente não estava para se cansar, não tinha coragem para enfrentar obstáculos)

3ª condição - Copiar o Seu exemplo. Quem quiser que venha após mim, que me siga. Ele vai à frente e ainda bem, pois se viesse atrás veria a triste figura que às vezes nós fazemos. Ele vai à frente e o discípulo segue-O para que, fixando os olhos nele, possa copiar o seu exemplo, fazer o que ele faz, sentir o que ele sente, viver como ele vive. É preciso ser humilde para viver segundo o seu modelo.
(Jesus voltou-se e viu os doze com um pequeno resto da multidão que já não sabiam para onde ia...)

Ser discípulo de Cristo é exigente. Os fracos não se atrevem... é preciso discernimento, coragem e humildade.

Sem comentários: