terça-feira, 17 de outubro de 2023

Inácio ou o homem de fogo


Memória litúrgica de Santo Inácio de Antioquia, Bispo e mártir, devorado pelas feras no Coliseu de Roma em 107.

Inácio de Antioquia viveu na Síria e chegou a conhecer os apóstolos Pedro e Paulo.

Foi levado prisioneiro para Roma e lançada às feras.

1 - Homem de fogo: O seu nome Inácio deriva de Ignis, isto é, fogo. Este nome faz jus às expressões de intenso amor a Cristo. Tinha de facto um coração ardente, um coração de fogo.

2 - As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras: "Deixem-me ser a comida das feras pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras para tornar-me pão puro de Cristo. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus do que imperar até os confins da terra…

3 - Mais vale ser cristão sem o dizer, do que dizê-lo sem o ser. Fica muito bem ensinar, desde que se pratique o que se ensina.


O vermelho pode resumir a mensagem de hoje:

- Vermelho do sangue do martírio.

- Vermelho do fogo do coração ardente.

- Vermelho da proibição de mostrar sem o ser ou de ensinar sem praticar.

 

Ver também:

Inácio de Antioquia

Igreja Católica

 

Sem comentários: