quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Lucas ou portador de luz


Festa de São Lucas, Evangelista

O pregador:

São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na fé por volta do ano 40. Ele nunca conheceu Jesus, mas conheceu São Paulo, de quem foi discípulo. Foi educado na literatura e na medicina. É o único escritor do Novo Testamento que não é israelense e dirigiu sua mensagem aos cristãos gentios. É o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. São Lucas através da sua escrita continua hoje a pregar.

 

A pregação

No trecho do Evangelho, Lucas narra aquilo que ouviu contar que Jesus enviara os seus discípulos dois a dois.

No Ofício de Leitura da festa de hoje, São Gregório Magno explica porque é que Jesus enviou os seus apóstolos dois a dois:

1º - Porque Nosso senhor ensina-nos de duas maneiras – umas vezes por palavras e outras por ações. Com efeito, as suas próprias obras são preceitos, pois com elas nos dá a conhecer o que devemos fazer.

2º - Porque são dois os mandamentos da caridade, a saber, o amor de Deus e do próximo. O Senhora manda os seus discípulos em pregação dois a dois, para nos indicar isto sem palavras: quem não tiver caridade para com os outros de modo algum deve assumir o ofício da pregação.

3º - Porque enquanto um prega o outro reza e vice-versa. De facto, a messe é grande… pedi ao Senhor da messe. Assim haverá sempre quem reze e quem pregue.

 

Ver também:

Quem é Lucas Evangelista

Lições dos 72 enviados

Jesus enviou os romeiros

 

Sem comentários: