quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Grande responsabilidade


4ª feira – XXIX semana comum


O trecho do evangelho de hoje está cheio de apelos à responsabilidade de cada um:

- Estai vós preparados, pois sois os responsáveis pelos bens da vossa casa.

- Sois administradores fiéis e prudentes, isto é, responsáveis pela gestão da família.

- Pôr à frente de todos os seus bens.

- Será irresponsável quem se desleixar.

- A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá.

Quem é este administrador responsável?

- Pedro pensava que a parábola era para os apóstolos e por isso estes seriam tais administradores. Os padres, missionários, ministros de Deus são administradores responsáveis pelo bem da comunidade.

- Jesus refere que a parábola é para todos, pois todos são chamados a essa responsabilidade. De facto, Deus confiou-nos a administração da sua casa que é a nossa alma ou o nosso coração. Não podemos desleixar-nos de zelar por ela, de estar prontos para servir e proteger. É que Deus vem visitar essa casa através da Palavra e da Eucaristia. Sejamos responsáveis.

- A Igreja costuma identificar este administrador fiel e prudente com São José) ou não fosse hoje quarta-feira!). De facto, Deus pôs São José à frente da Sagrada Família para lhe dar a seu tempo o seu pão… Ele é o modelo de responsabilidade.

 

História de responsabilidade

O Papa João Paulo I, no Ângelus de 17/09/1978, contou este episódio ocorrido com um professor de muito prestígio da Universidade de Bolonha:

Certa vez, o professor foi chamado pelo ministro da Educação a uma reunião à tarde em Roma. Depois do encontro de trabalho o Ministro convidou o professor a ficar em Roma por mais um dia.

- Não posso - respondeu o professor - amanhã, logo pela manhã, tenho que dar uma aula. Os alunos estão à minha espera.

O Ministro respondeu:

- Eu dispenso-o dessa aula.

-  O Senhor Ministro pode dispensar-me, mas eu não me dispenso – concluiu o responsável professor.

E o Papa João Paulo I comentava – Era sem dúvida um grande homem, de quem se podia dizer que para ensinar latim a João, não basta conhecer e gostar de latim; é necessário conhecer e amar o João. De facto, a lição vale o que valer a preparação. Certamente era um homem que amava muito o seu trabalho.

Quantas vezes teremos de dizer – eu não me dispenso… ainda que as circunstâncias nos dispensem!

 

Ver também:

Deixa Deus entrar

Ele virá como um ladrão

 

Sem comentários: