domingo, 27 de agosto de 2023

Interrogações e respostas


Ano A – XXI domingo comum

Perguntas

Se Jesus, como Deus, sabe tudo, mesmo antes de nós lhe dizermos, por que é que ele faz perguntas?

Jesus faz perguntas por vários motivos:

- Faz perguntas porque quer ouvir a nossa voz. Quer a nossa participação.

- Faz perguntas porque quer que verbalizemos o que sabemos. Quer que mostremos o que temos interiormente.

- Faz perguntas para que nós não tenhamos medo de lhe fazer perguntas também. Porque quem não pergunta não quer saber. E quem não quer saber quer errar. Portanto quem não faz perguntas quer errar.

- Faz perguntas por que quer entrar em diálogo connosco.

- Faz perguntas para nos ensinar a dialogar com os nossos irmãos.

 

Respostas

Mais importante do que a resposta de Pedro como declaração de fé (Tu és o Filho de Deus) é a fé mostrada não por palavras, mas por ações, gestos ou atitudes.

Pedro declarou melhor a sua fé não neste momento ao dizer que Jesus era o Cristo, mas em vários momentos da sua vida:

- Deixando tudo para seguir a Cristo, é uma maneira de dizer por gestos que acreditava em jesus.

- Subindo ao Tabor e vendo Jesus Transfigurado é outra maneira de mostrar com a atitude que tem fé em Cristo.

- Defendendo o seu mestre quer no episódio do pagamento do imposto, quer cortando a  orelha de Malco quando Jesus foi preso no jardim das Oliveiras é sinal de que Pedro acreditava que Jesus era o Filho de Deus.

- Quando chorou amargamente depois de ter negado Jesus quer dizer que reconhecia a sua fé em Jesus.

- Quando correu ao sepulcro ao saber que a pedra tinha sido removida, é porque acreditava que Jesus era o Filho de Deus.

- Finalmente quando enfrentou com coragem o martírio, morrendo na cruz para mostrar a sua fé em Cristo Jesus.

De facto a fé não se diz apenas, a fé vive-se.

As palavras passam, mas as atitudes marcam para sempre.

 

Também nós não queremos dizer apenas por palavras que acreditamos em Jesus, o Filho de Deus.

Se estamos reunidos na igreja, se estamos aqui, isto mostra por ações que acreditamos em Jesus.

 

Não digam a ninguém

Jesus recomendou que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.

Porquê? Não seria uma coisa boa essa partilha? Não seria uma boa ajuda?

Jesus não que que digam a ninguém que ele era o Filho de Deus :

1º - Para que cada um pudesse fazer a sua própria descoberta e experimentasse por si próprio.

2º - Porque não precisavam de dizer, mas de mostrar através dos atos ou das ações. Por isso não devem dizer por palavras, mas mostrar através das obras.

3º - Mão digam a ninguém, pois tal como a Simão Pedro, não foram a carne e o sangue que o revelaram, mas sim o Pai que está nos Céus. Assim não digam a ninguém, para ser o Pai a dizê-lo.

 

Saber o Credo de cor e salteado

Numa celebração, ao recitar o Credo ou Creio em Deus Pai, enganei-me e não fui capaz de continuar sem procurar e ler no missal. E todos os presentes calaram-se indecisos.

Os mais novos, riram-se, pensaram ou até mesmo disseram:

- O Padre também não sabe o Creio.

Então aproveitei a oportunidade de explicar que não fizera de propósito, mas que era uma boa oportunidade para ensinar ou aprender algumas coisas.

1ª – Eu não sei o Credo de cor porque dou mais importância às ações do que às palavras. Posso não mostrar por palavras a minha fé, mas não posso nunca deixar de mostrar essa fé através das ações, atitudes, atos e comportamento. Mais do que professar a fé por palavras é preciso vivê-la. Mostrar a fé é mais que dizer, é viver.

2ª – Eu pensava que, enganando-me houvesse alguém que fosse capaz de me corrigir, mas todos ficaram calados. Perderam uma boa oportunidade de corrigir o padre. Afinal temos todos as mesmas dificuldades. Ou então não pensam por si, mas vão atrás dos outros.

3ª – Eu enganei-me porque não fui capaz de recitar o Credo sozinho. Mas a melhor maneira de recitá-lo é em comunidade, conjuntamente e não individualmente. Rezar conjuntamente é uma boa ajuda para rezar bem.

4ª -  Quando uma pessoa comete um engano, contagia os outros. Mais grave ainda se tiver responsabilidades sobre os outros.

5ª – Enganei-me porque não aproveitei o missal que estava à minha frente. Antigamente os cristãos vinham para a igreja com um missal nas mãos para rezarem em comunidade. Se todos fizessem o mesmo ainda hoje, ninguém se enganava, nem mesmo o padre.

 

Ver também:

Um Messias desconhecido

Perguntar e responder

 

Sem comentários: