quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Humor com humor se paga


Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir


São Lourenço foi martirizado numa grelha (+258). A meio desse processo dirigiu-se aos seus algozes nestes termos: "Podem virar-me porque deste lado já estou bem passado".

Contagiado por este humor sagrado, atrevo-me a perguntar:

- Sabem quem foi o primeiro santo a ser cremado?

- São Lourenço. Ele foi cremado vivo.

Assim aprendemos com São Lourenço a pagar o mal com o humor.

Os pobres são tesouros, as virgens são pérolas e as viúvas são pedras preciosas.

São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja.

Ele disse-lhes que sim: "Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja" Trouxeram-lhas; ele encheu-as de pobres e enviou-lhos, dizendo: "Eis os tesouros da Igreja".

- Por que é que os pobres são os tesouros da Igreja?

- Porque os tesouros de Deus são os pobres!

- E por que é que os pobres são os tesouros de Deus?

- Por três motivos:

1º - porque são suas criaturas, fetos à sua imagem e semelhança – são homens, batizados, filhos da Igreja, filhos de Deus nos quais Ele põe todo o seu enlevo.

2º - Porque cada um foi salvo pelo sangue de Cristo. Cada um tem o valor do sangue de Cristo que o redimiu – Se os pobres foram redimidos pelo sangue de Cristo, o sangue de Cristo tem um valor infinito então cada um tem um valor infinito.

3º - porque Cristo identificou-se com os pobres fazendo igual a eles e mostrou que os pobres se identificam com ele – tudo o que fizeres aos mais pobres a mim o fazeis.


Ver também:

Sementes de São Lourenço

 

Sem comentários: