sexta-feira, 11 de agosto de 2023

De Clara a claríssima

 
Memória de Santa Clara de Assis

Foi Clara de seu nome
Foi mais clara na sua vida
Foi muito clara na sua consagração
Foi claríssima na sua santidade.
Ela foi sempre clara, foi sempre brilhante.
Que ela nos ajude a clarear a nossa vida.
Hoje como em todas as sextas-feiras, fizemos uma hora de adoração.
Também como de costume, foi posto um quadro da santa do dia - Santa Clara com uma custódia na mão a abençoar ou a derrotar os Sarracenos ou Mouros que queriam invadir o mosteiro de Assis.
Durante a bênção do Santíssimo tive uma distração: Olhava para o lado e via a figura de Santa Clara tal como eu com uma custódia na mão. 
Olhava para cima e via pintado no teto da capela-mor um anjo também com uma custódia na mão a abençoar desde o alto.
Com quem é que eu mais me identificava?
Com a santa, com o anjo ou com mais alguém?
Não me identificava com os santos nem com os anjos, mas com os pecadores.
Simplesmente eu revia-me mais nos Mouros ou Sarracenos.
Eu tinha a custódia na mão para expulsar os meus inimigos, adversários interiores ou invasores. 
Que o Santíssimo Sacramento ilumine o meu coração para que possa abandonar as obras do maligno e viver em plena caridade e claridade. Ámen.

Ver também:




Sem comentários: