domingo, 13 de agosto de 2023

O padroeiro dos surfistas


Ano A – XIX domingo comum

 

Não sei se os surfistas têm um santo padroeiro, mas acho que deveria ser São Pedro.

De facto, este apóstolo tinha uma tendência para se atirar à água. Foi no episódio do evangelho de hoje e foi depois da pesca milagrosa após a ressurreição do Senhor.

Fazer surf é transformar uma onda em oportunidade de ir em frente.

Jesus e Pedro, ao andarem sobre as ondas alterosas de uma tempestade, mostram que qualquer dificuldade, mesmo uma onda de 30 metros de altura, pode transformar-se em oportunidade. Isto é surf.

Há 8 dias atrás, em Lisboa, o Papa Francisco falou que é preciso cavalgar as ondas do amor e da caridade. Ultrapassando as enormes ondas de obstáculos, podemos aprender a cavalgar as ondas do bem sendo surfistas do amor.

Hoje não quero admirar Pedro a andar sobre as águas, mas quero contemplar Pedro a afundar-se.

Porque é que pedro começou a afundar-se?

O que aconteceu com ele acontece com todos, e o que acontece connosco acontece com ele.

 

Ele começou a afundar-se porque:

- Começou a afundar-se porque começou a duvidar, pois era pouca a sua fé.

Quando nós começamos a duvidar, começamos a desanimar. Quando duvidamos ou vamos perdendo a fé, começamos a afundar-nos.

- Começou a afundar-se porque não foi persistente nos seus intentos.

Não basta começar uma coisa, é preciso perseverança. Pela constância nos salvaremos. Tal acontece também connosco.

- Começou a afundar-se porque começou a orgulhar-se. Os outros viram-no a andar sobre a água e começaram a ter inveja e ele começou a sentir vaidade. Ficou então mais pesado e começou a ir ao fundo. Nós somos iguais e ele ou ele igual a nós.

- Começou a afundar-se ao ver a força do fundo e ao esquecer-se da força de Deus.

Não basta dizer a Deus que temos uma grande tormenta. É preciso dizer à tormenta que temos um grande Deus. Quando Pedro olhou mais para as ondas do que para Jesus foi subjugado pela tempestade. É tal e qual o que acontece connosco também.

- Começou a afundar-se quando começou a olhar para baixo. Deixou de olhar para o alto e começar a olhar para o chão, para o fundo e foi atraído por ele. Nós também afundamo-nos ou tornamo-nos pequenos e fracos quando deixamos de olhar para o alto.

- Por fim, Jesus deixou que Pedro começasse a afundar-se para que ele pudesse suplicar a sua ajuda – Salva-me, Senhor. Se não estivesse a afundar-se nunca gritaria pela ajuda e Jesus não teria oportunidade de estender-lhe a mão. Também connosco é assim. Às vezes é preciso começar a ir ao fundo para nos lembrar-nos que Deus nos pode ajudar e que a sua mão está sempre estendida para nós.

 

Ver também:

Com Jesus ninguém se afunda

 

À margem para sorrir:

O nosso filho quando crescer vai ensinar os homens a surfar.


Sem comentários: