domingo, 20 de agosto de 2023

Todos, todos, todos


Ano A – XX domingo comum

Jesus não só ensina como mestre, mas também ensina através das lições que nos chegam dos outros, muitas vezes onde ou de quem menos esperamos. Foi o caso da lição de fé da mulher cananeia e da lição dos cachorrinhos.

Essa criatura ensina-nos:

- O cachorrinho ensina a aceitar o último lugar. De facto o cachorrinho, nas palavras de Jesus, só come depois dos filhos terem comido. É uma atitude evangélica. Ser o último.

- O cachorrinho ensina a contentar-se com os restos, com as migalhas. Não exige grandes coisas, mas alegra-se com aquilo que recebe.

- O cachorrinho ensina a ser agradecido e alegre. Não protesta, mas participa som humildade e gratidão, respeitando os outros.

 

Há dias estava eu no adro da igreja quando as pessoas chegavam para a missa.

Chegou um menino de três anos com os seus pais. Cumprimentei-os e disse à criança.

- Que bom. Hoje trazes uma girafa à missa.

- Oh, senhor padre, diga-lhe para não trazer mais estes bonecos à missa… porque não consigo convencê-lo – interveio a mãe.

- Não, não. Eu acho que também esses animais devem vir à missa, cada um por sua vez. – E em voz mais forte para que todos ouvissem – Já que as pessoas não querem vir à missa pelo menos esses animais marcam a sua presença. Oh rapaz continua a trazer essas criaturas à igreja.

 

Quatro vezes todos

Na última Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, o Papa Francisco lembrou que a Igreja é para todos, todos, todos.

Isto criou impacto que até parecia uma revolução.

Mas afinal o Papa não falou nada de novo. Tudo isso está no Evangelho.

A liturgia da palavra deste domingo é a confirmação.

Com todos – Na 1ª leitura, Isaías antevia a casa do Senhor como casa de oração para todos os povos.

Por todos – O refrão do salmo lembrava que todos os povos da terra louvavam o Senhor.

Para todos – Na carta aos Romanos Paulo apresentava-se como o apóstolo de todos, não do judeus como acima de tudo dos gentios.

De todos – Finalmente no trecho do Evangelho Jesus fez uma excursão por terra pagãs porque ele veio para todos e deixou que uma mulher cananeia, portanto pagã, desse uma lição de fé.

Deus, a comunidade, as bênçãos são para todos.

Mas atenção, tudo isto é para todos, mas todos devem aproveitar todas as oportunidade.

O batismo é para todos sem discriminação, mas a participação na comunidade também também é para todos e não só para os outros.

A igreja é para todos, mas a missa também deve ser para todos e não apenas para os mais devotos.

A Eucaristia é para todos, mas a confissão também deve ser para todos e não  por os outros.

O crisma deve ser para todos e não só para alguns, mas a catequese deve ser também para todos e não só para os alguns mais entusiastas.

Conclusão – Somos uma igreja de todos, todos, todos. Não nos contentemos em faszer parte de todos em apenas algumas coisas e faltando em tantas outras coisas.


Ver também:

As lições de uma pagã

 

Sem comentários: