domingo, 31 de maio de 2020

Aniversário da Igreja


Ano A – Solenidade de Pentecostes















Hoje é dia de cantar os parabéns à Igreja.
De facto, o dia é Pentecostes é o dia da fundação da Igreja,
É o dia do seu aniversário.
Parabéns à Igreja, comunidade de cristãos.
A Igreja nasce congregada, enviada e assistida pelo Espírito Santo.

























Dons do Espírito Santo
1 - Sapiência. É ver o mundo, as situações, as ocasiões, os problemas, tudo e todos com os olhos de Deus. É dom da sabedoria ver em tudo o sabor de Deus, sabor e saber de Deus.
2 - Entendimento. Compreender e guardar a palavra. Inteligência é intus legere - ler por dentro, compreender. Perscrutar a profundidade de Deus.
3 - Conselho. É o dom de cumprir a vontade divina, pois ilumina a consciência nas opções que a vida impõe. Ilumina o coração para compreender o modo justo de falar, de comportar-se e o caminho a seguir.
4 - Fortaleza. É um impulso sobrenatural que dá vigor à alma, não só nos momentos dramáticos como o do martírio, mas também nas habituais condições de dificuldade. Força para vencer as tentações do mal e fazer sempre o bem, mesmo quando custa.
5 - Ciência. Não consiste no saber científico mas no conhecimento do fazedor de tudo. Consiste em ter presente e ver o Senhor em todas as suas criaturas e com elas dar graças ao seu criador.
6 - Piedade. Manter viva no coração a chama do amor ao Pai. É a nossa relação com Deus, confiança em não desgostar a Deus, não ofendê-lo em nada. Desejo de fazer o bem e agradar a Deus 
7 - Temor de Deus. É o respeito e a reverência para com Deus. Diante da grandeza de Deus, todo o coração sente-se pequeno e humilde. Assim o temor transforma-se em amor, pois não amamos por obediência, mas obedecemos por amor.

Hoje, qual destes 7 dons mais preciso na minha vida?
Rezo para que o Espírito possa encher o meu coração com esse dom que mais tenho esquecido.

Ver também:


Sem comentários: