terça-feira, 5 de maio de 2020

Obstáculos das ovelhas


3ª feira – IV semana da Páscoa

No Evangelho do dia os judeus pedem a Jesus para dizer abertamente se Ele é o Cristo. Mas o Senhor responde: Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.




















Os cristãos têm dificuldades porque no meio da sua escrita deve estar sempre a Cruz de Cristo.

Também para nós, que estamos no rebanho de Jesus há dificuldades em acreditar. Apontamos 5:

- O primeiro obstáculo é a riqueza: Também muitos de nós, que entramos pela porta do Senhor, depois nos detemos e não seguimos adiante porque somos aprisionados nas riquezas e não podemos servir a dois senhores. E as riquezas nos detém.

- Outra coisa que impede de seguir adiante no conhecimento e na pertença a Jesus é a rigidez: a rigidez de coração. Também A rigidez não é fidelidade: a fidelidade é sempre um dom a Deus.

- O Papa descreveu outro impedimento: a preguiça. Aquele cansaço que nos tira a vontade de seguir adiante, e leva você à tepidez e lhe faz tornar-se morno.

- Outra atitude ruim é o clericalismo, porque se coloca no lugar de Jesus. Isso é assim e assim e se você não faz assim não pode entrar. Um clericalismo que tira a liberdade dos fiéis.

- Outra coisa que nos impede de seguir adiante no conhecimento de Jesus é o espírito mundano. Quando a observância da fé, a prática da fé acaba em mundanismo sem a presença de Jesus.

Essas são as cinco coisas que nos impedem de fazer parte das ovelhas de Jesus.
Peçamos ao Senhor que nos ilumine para ver dentro de nós se existe a liberdade de caminhar rumo a Jesus e nos “tornar ovelhas de seu rebanho.
(cf. Homilia do Papa Francisco, hoje 05/05/2020)

Ver também:


Sem comentários: