quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Deixar tudo


5ª feira – XXII semana comum

Tendo conduzido os barcos cheios para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

O que estes apóstolos deixaram era de grande importância. Deixaram tudo… Se tivessem seguido Jesus quando o barco estava vazio, quando não pescavam nada, não teria tanto valor.
Eles deixaram uma vida confortada e aliciante, para seguir Jesus. Se não tivessem sentido a importância de Jesus não teriam trocado estes valores.
Sempre foi assim, é e será.





















Contam os padres do deserto:
“Um romano estabeleceu-se no deserto. Um aba foi visitá-lo um dia para o conhecer e para discutir coisas d vida espiritual. Quando entrou na sua cabana, teve a surpresa de ver uma cama (os monges dormiam em pequenas esteiras) e mesmo uma coberta e uma pequena almofada. Além disso, por incrível que parecesse, esse monge tinha um criado, que cozinhava para ele quando os alimentos cozidos no deserto era considerados um luxo não compatível com aquele género de vida. O romano reparou no espanto do seu visitante. Depois de uma breve conversa espiritual, perguntou-lhe: 
- O que fazias tu antes de te tornares monge?
- Guardava os animais.
- Dormias numa cama?
- Não, os pastores dormem no chão.
- Tinhas alguém para te servir?
- Claro que não.
- Cozinhavas?
- Não, os pastores comem o que têm à mão.
- Bem, como podes ver, retorquiu o romano, em Roma, eu era uma pessoa importante. Dormia numa magnífica cama, e agora só tenho esta cama miserável. Tinha vários escravos ao meu serviço, e agora só tenho este. Fazia refeições esplêndidas, e aqui só como alguns legumes. No decurso desses banquetes, havia cantores, cantoras, músicos e agora levanto-me de noite para recitar os salmos. Além de tudo isto, a minha saúde não está nada boa.
Então o antigo pastor disse-lhe:
- Fui demasiado apressado no julgamento que fiz de ti. Na verdade, a tua ascese é muito mais dura do que a minha, apesar das aparências. Porque, para mim, quase nada mudou na minha vida relativamente ao meu passado, e tenho agora uma vida até mais doce do que tinha antes. Tu tens mais mérito do que eu”.

O que deixamos para seguir a Cristo é aquilo que lhe oferecemos juntamente com a nossa vida. Por isso quanto mais deixámos, maior é a nossa oferta.
O que mais nos valoriza é acima de tudo aquilo que não temos (o que renunciamos) e não o que possuímos.

Ver também:

Ver também neste dia:



Sem comentários: