terça-feira, 24 de setembro de 2019

XXV semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Ezequiel será para vós um símbolo: fareis como ele fez. Quando isto acontecer, reconhecereis que Eu sou o Senhor Deus.
2ª – Débil é aquele de quem se teme que sucumba na tentação; doente é aquele que padece alguma paixão que o impede de seguir o caminho de Deus.

2ª feira
1ª – Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não deviam os pastores apascentar o seu rebanho? Vós, ovelhas do meu rebanho, sois homens; e Eu sou o vosso Deus.
2ª – Se eu for negligente em procurar o que se extravia e se perde, também o que é forte e sadio sentirá a tentação de se extraviar e perder.

3ª feira
1ª – Eu vos tirarei de entre as nações e vos reunirei de todos os países, para vos conduzir à vossa terra.
2ª – A Igreja continua a chamar os que andam perdidos. Quer lhes chame ovelhas que se desgarraram do rebanho, quer lhes chame sarmentos que foram cortados da videira, Deus é tão generoso para reconduzir as ovelhas como para enxertar de novo os sarmentos, porque Ele é o pastor supremo e o verdadeiro agricultor.

4ª feira
1ª – Infundirei em vós o meu espírito e revivereis. Hei de fixar-vos na vossa terra e reconhecereis que Eu o Senhor, digo e faço.
2ª – A nossa obrigação é advertir e não nos calarmos; vós, porém, ainda que nos calássemos, tendes o dever de ouvir as palavras do Pastor na santa Escritura.

5ª feira
1ª – A minha morada será no meio deles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
2ª – As montanhas de Israel são as páginas da Escritura divina. Apascentai-vos nela, se quereis apascentar-vos com segurança.

6ª feira
1ª – A glória do Senhor entrou no templo. A glória do Senhor enchia o templo. Aqui habitarei para sempre, no meio dos filhos de Israel.
2ª – Cristo apascenta-te com justiça. Se há boas ovelhas, há também bons pastores, porque é das boas ovelhas que se formam os bons pastores.

Sábado
1ª – À beira da torrente, nas duas margens, crescerá toda a espécie de árvores de fruto; a sua folhagem não murchará, nem acabarão os seus frutos: todos os meses darão frutos novos, porque as águas vêm do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio.
2ª – Como é grande a alegria que experimentamos, nós que renascemos pelo Batismo: a inteligência dos mistérios, a ciência das profecias, a palavra da sabedoria, a firmeza da esperança, o carisma das curas e o poder sobre o demónio. Como gotas de orvalho, todos estes dons se vão infiltrando em nós pouco a pouco e a seu tempo produzem frutos abundantes.

Santoral

23/9
Quando Jesus se manifesta dai-Lhe graças; se Se oculta, dai-Lhe graças: são sempre delícias do seu amor.

26/9
Grande mesa é aquela em que os manjares são o próprio Senhor da mesa! Ninguém se dá a si mesmo aos convivas em alimento; isto fá-lo Nosso Senhor Jesus Cristo. É Ele quem convida, Ele é o alimento e a bebida.

27/9
Deus ama os pobres, e por conseguinte ama também aqueles que os amam.

28/9
Ao ouvir o toque dos sinos, disse: Louvado sejais, Senhor, que me concedestes a vida até esta manhã.

28/9
Cristo é o único centro da catequese, porque é Cristo o seu objeto e é Cristo que ensina pela boca dos seus mensageiros.

29/9
1ª – Travou-se um combate no Céu: Miguel e os seus Anjos tiveram de lutar contra o dragão que foi derrotado.
2ª – A palavra Anjo designa uma função, não uma natureza. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Miguel significa, quem como Deus?; Gabriel, Fortaleza de Deus; e Rafael, Medicina de Deus.





Sem comentários: