segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Pequenos grandes santos


Santa Teresa de Lisieux morreu a 30 de setembro de 1897. Antes de morrer ela manifestou à Madre Inês o desejo de oferecer os seus últimos momentos aos bebés batizados nesse dia. João Baptista Montini, futuro papa e santo Paulo VI foi batizado precisamente nesse dia 30 de setembro de 1897.

















Paulo VI dizia:
- Nasci para a Igreja no dia em que a santa nasceu para o céu.

Durante uma visita ad limina do bispo de Sées, a diocese na qual nasceu Teresa, Paulo VI (1963-1978) disse: 
- Nasci para a Igreja no dia em que a santa nasceu para o céu. Isso lhe mostra que especial vínculo me liga a ela. Minha mãe fez com que eu conhecesse Santa Teresa do Menino Jesus que ela tanto amava. Já li várias vezes a Histoire d’une âme, a primeira vez na minha juventude. 
Já em 1938 escrevia às monjas do Carmelo de Lisieux, confessando “acompanhar há muitos anos com grande interesse os progressos do Carmelo de Lisieux” e acrescentava “sou um grande devoto de Santa Teresa, da qual conservo uma pequena relíquia na minha escrivaninha”.
Estas menções seriam suficientes para demonstrar o significado da profunda ligação entre estes dois grandes santos: Paulo VI e Teresinha do Menino Jesus.

Sem comentários: