terça-feira, 17 de setembro de 2019

XXIV semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Como o arco-íris, que aparece nas nuvens em dia de chuva, assim era o esplendor que O cercava. Era a imagem da glória do Senhor.
2ª – Somos cristãos e somos bispos, Somos cristãos para nosso proveito, somos bispos para vosso proveito. Pelo facto de sermos cristãos, devemos pensar na nossa salvação; pelo facto de sermos bispos, devemos preocupar-nos com a vossa.

2ª feira
1ª – Filho de homem, fiz de ti uma sentinela para a casa de Israel: quando ouvires uma palavra da minha boca, tu os advertirás da minha parte.
2ª – Que mais diremos sobre estes pastores que não exigem o leite do rebanho? Devemos afirmar que são mais misericordiosos que os outros, ou melhor, que desempenham mais generosamente o dever pastoral da misericórdia.

3ª feira
1ª – Encontrando-me eu sentado em minha casa na companhia dos anciãos de Judá, a mão do Senhor Deus poisou sobre mim.
2ª – O povo nunca poderá recompensar devidamente aqueles que por caridade lhe ministram o Evangelho. A melhor recompensa que podem esperar os pregadores do Evangelho é a salvação daqueles que os escutam.

4ª feira
1ª – Dar-lhes-ei um coração novo e infundirei neles um espírito novo; arrancarei do seu peito o coração de pedra e dar-lhes-ei um coração de carne.
2ª – Se considerais o que eles são por si mesmos, reconheceis que são simplesmente homens. Mas se os cobris de honras, é como se cobrísseis a sua fragilidade.

5ª feira
1ª – Filho do homem, tu habitas no meio desta gente rebelde. Têm olhos para verem e não veem, ouvidos para ouvirem e não ouvem, é uma geração de rebeldes. Tu filho de homem, prepara a tua bagagem de exilado e parte para o exílio em pleno dia, à vista deles. Sairás deste lugar para outro à vista deles. Talvez assim reconheçam que são gente rebelde.
2ª – Mesmo a ovelha forte, ao ver que o pastor habitualmente vive mal, afastando o seu olhar dos caminhos do Senhor e fixando-se apenas nos critérios humanos, começa a pensar em seu coração: Se o meu superior vive assim, quem sou eu para seguir um caminho diferente?

6ª feira
1ª – Procederei contigo como tu procedeste, pois faltaste ao juramento e quebraste a aliança. Mas lembrar-me-ei da aliança que fiz contigo nos dias da tua juventude e estabelecerei contigo uma aliança eterna. Tu recordarás a tua má vida e sentirás vergonha…
2ª – Retira da areia a tua construção, edifica sobre a pedra; quem deseja ser cristão tenha o seu fundamento em Cristo. Considere os sofrimentos humilhantes de Cristo; olhe para aquele que, sem pecado, pagou o que não devia…

Sábado
1ª – Será porventura a morte do pecador que me agrada? Não é antes que se converta dos seus maus caminhos o seu mau proceder e que viva?
2º - Anunciar e predizer os sofrimentos futuros é dar força a quem é débil; prometer a misericórdia de Deus, que assegura a vitória sobre as tentações é curar as feridas…

Santoral

15/9
O martírio da Virgem é recordado tanto na profecia de Simeão como na história da paixão do Senhor. Não vos admireis de que Maria seja chamada mártir na sua alma.

16/9
Tivemos conhecimento do glorioso testemunho da vossa fé e fortaleza, e a glória da vossa pública confissão de fé deu-nos tanta alegria que nos consideramos participantes e companheiros dos vossos méritos e louvores. De facto, se formamos todos uma só Igreja, se temos um só coração e uma só alma, qual é o sacerdote que não se congratula com a glória de outro sacerdote, como se fosse própria, e qual é o irmão que não se alegra com a felicidade dos seus irmãos?

17/9
Que há de mais fácil, mais suave e mais doce do que amar a bondade, a beleza e o amor? E tudo isto sois Vós, Senhor meu Deus.

19/9
Apesar de amarmos desinteressadamente e de apascentarmos gratuitamente as suas ovelhas, como podemos esperar uma recompensa? Como é possível conciliar estas duas coisas: Apascento, porque amo gratuitamente e espero a recompensa porque apascento? De modo nenhum seria possível, de modo algum esperaria a recompensa daquele que é amado gratuitamente, se a recompensa não fosse aquele mesmo que é amado.

20/9
Mais valeria não ter nascido do que receber a graça do Senhor e pecar conta ele. O Senhor faz do mundo o seu campo: nós somos o seu arroz; o adubo é a graça; mediante a Encarnação e Redenção ele nos rega com o seu sangue para que possamos crescer e chegar à maturidade.

21/9
1ª – A cada um de nós foi concedida a graça, na medida em que recebeu o dom de Cristo.
2ª – Tendo ouvido a sua voz, nós abrimos-lhe a porta para o receber quando damos o nosso livre assentimento às suas advertências interiores e pomos em prática o que sabemos ser sua vontade.


Sem comentários: