sábado, 7 de setembro de 2019

XXIII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Jeremias respondeu a Sedecias: Se te der a resposta, mandas-me matar. Se te der um conselho, não me escutarás.
2ª – Aquele que é misericórdia quer que sejas misericordioso. Aquele que é a justiça quer que sejas justo.

2ª feira
1ª – Favorável ou adversa, escutaremos a voz do Senhor nosso Deus a quem te enviamos: assim seremos bem sucedidos, por ter obedecido à voz do Senhor.
2ª – O amor do mundo não se harmoniza com o amor de Deus e não pode tomar parte na comunidade dos filhos de Deus quem não se afasta dos que vivem segundo a carne.

3ª feira
1ª – Depois muda de rumo, como o vento e passa. Comete o mal e faz da força o seu deus.
2ª – Procuremos também nós, irmãos, estar sempre de sentinela, porque a vida presente é tempo de combate.

4ª feira
1ª – A riqueza é traiçoeira. Não tem descanso o homem orgulhoso.
2ª – A vida espiritual resume-se nestas duas coisas: na consideração de nós mesmos que nos causa uma tristeza salutar e na consolação divina que nos dá a alegria do Espírito Santo; o primeiro sentimento conserva-nos no temor e na humildade, o segundo fortifica-nos na esperança e na caridade.

5ª feira
1ª – Seus chefes tornaram-se como veados que não encontram pastagens; caminham sem força diante do perseguidor.
2ª – Cristo, o nosso legislador, não só nos deu a lei mas também nos dá e dará continuamente as suas bênçãos.

6ª feira
1ª – O Senhor não repele o homem para sempre: se Ele castiga, também Se compadece, porque é grande a sua misericórdia. Não é por gosto que Ele humilha e aflige os filhos dos homens.
2ª – Há duas coisas que só a Deus pertencem: a honra de receber a confissão e o poder de perdoar os pecados. A Igreja nada pode perdoar sem Cristo e Cristo nada quer perdoar sem a Igreja. A Igreja não pode perdoar senão a quem se arrepende, isto é, a quem Cristo tocou com a sua graça; e Cristo não quer perdoar a quem despreza a Igreja.

Sábado
1ª – Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós porque pecámos! Por isso desfalece o nosso coração.
2ª – Já não morremos como condenados, mas morremos com a esperança de ressuscitar dos mortos.

Santoral

8/9
1ª – Comerás o pão com o suor do teu roto, até voltares à terra da qual foste tirado.
2ª – Hoje é o dia em que o Criador do universo edificou o seu templo; hoje é o dia em que a criatura prepara uma nova e digna morada para o seu Criador.

9/9
Assim lhes falámos, não com palavras nas com obras…

12/9
Se segues Maria, não te extraviarás; se a invocas, não desesperarás; se pensas nela, não errarás. Sob a sua proteção, não terás medo; sob a sua direção, não te cansarás; sob o seu amparo, alcançarás a meta.

13/9
Seja o que Deus quiser. Se Ele quer que eu permaneça aqui, fico-lhe agradecido. Se me chama para qualquer outro lado, sempre Lhe darei graças. Esta é a minha pátria e a minha família; vós sois os meus pais, meus irmãos e meus filhos; sois membros do mesmo corpo…

14/9
1ª – Eu, Paulo, por meio da Lei morri para a Lei a fim de viver para Deus. Com Cristo estou crucificado. Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
2ª – Celebramos a festa da santa cruz, e juntamente com o Crucificado somos elevados para o alto, para que, deixando a terra do pecado, alcancemos os bens celestes. A cruz é exaltação de Cristo.



Sem comentários: