segunda-feira, 30 de setembro de 2019

XXVI semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós, e em todas as minhas orações peço sempre por todos vós com alegria…
2ª – A misericórdia e a paz de Deus omnipotente e de Jesus Cristo nosso Salvador se multiplique entre vós.

2ª feira
1ª – Quero que saibais, irmãos, que tudo o que me aconteceu contribuiu muito para o progresso do Evangelho. Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro.
2ª – Assim podereis progredir naquela fé que é a mãe de todos nós, que é seguida pela esperança e precedida pela caridade para com Deus, para com Cristo e para com o próximo.

3ª feira
1ª – Permaneceis firmes no mesmo espírito, combatendo juntos e numa só alma pela fé do Evangelho.
2ª – Os presbíteros sejam compassivos e misericordiosos para com todos; reconduzam ao bom caminho os errantes, visitem todos os enfermos, sem descuidar a viúva, o órfão ou o pobre; procurem fazer sempre o bem diante de Deus e dos homens, abstendo-se de toda a ira, da aceção de pessoas, do juízo injusto e de toda a espécie de avareza; não acreditem facilmente no mal que se diz contra alguém, não julguem com excessiva severidade, tendo sempre presente que todos somos pecadores.

4ª feira
1ª – Fazei tudo sem murmurar nem discutir, para serdes irrepreensíveis e puros, filhos de Deus sem mancha, no meio duma geração perversa e depravada, onde brilhais como estrelas no mundo.
2ª – Quem não se abstém da avareza, acaba por ser contagiado pela idolatria e considerado como pagão que ignora o juízo de Deus.

5ª feira
1ª – Só penso numa coisa: esquecendo o que fica para trás, lançar-me para a frente, continuar a correr para a meta, em vista do prémio a que Deus, lá no alto, me chama em Cristo Jesus.
2ª – Rezai por todos os santos. Orai também pelos reis, pelas autoridades e pelos príncipes, por aqueles que vos perseguem e odeiam e pelos inimigos da cruz, a fim de que o vosso fruto se manifeste em todas as circunstâncias e sejais perfeitos em Cristo.

6ª feira
1ª – Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor. Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente vos digo, alegrai-vos.
2ª – As alegrias do mundo conduzem à tristeza eterna; ao contrário, as alegrias segundo a vontade do Senhor durarão sempre e levarão os que nelas perseveraram à felicidade eterna.

Sábado
1ª – Sei viver na pobreza e sei viver na abundância. Tudo posso naquele que me conforta.
2ª – Renunciar à própria vida significa não buscar nunca a própria vontade, mas seguir sempre a vontade de Deus como sua única norma segura e depois nada possuir que não seja necessário ou comum.

Santoral

29/9
1ª – Travou-se então um combate no Céu: Miguel e os seus anjos tiveram de lutar contra o dragão. O dragão e os seus anjos lutaram também, mas foram derrotados.
2ª – Deveis saber que a palavra anjo designa uma função, não uma natureza. Só são anjos quando exercem a função de mensageiros. Assim Miguel significa Quem como Deus?, Gabriel Fortaleza de Deus, Rafael Medicina de Deus.

30/9
Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, aquele que não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem a sua sabedoria. Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo.

1/10
Compreendi que a Igreja tem coração. A minha vocação é o amor. Encontrei o meu lugar na igreja: no coração da igreja, eu serei o amor.

2/10
Somos filhos de menoridade, ainda sob a proteção de advogados e tutores (anjos da guarda) como se em nada nos distinguíssemos dos servos.

4/10
Jesus quer que sejamos salvos por ele e que o recebamos de coração puro e corpo casto.



Sem comentários: