domingo, 30 de dezembro de 2018

Tempo de Natal


Ofício de Leitura

Sagrada Família – 30/12
1ª – Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo.
2ª – Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho. Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Lição de silêncio, de recolhimento, de estudo da Palavra de Deus. Lição de vida familiar. Lição de trabalho.

Féria 30/12
1ª – Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura.
2ª – Sabemos que Jesus se fez homem da nossa mesma substância. Se não fosse assim, em vão nos mandaria que o imitássemos como mestre.

Santoral 31/12 – A mesma força do Espírito divino circulava por todos os membros; tinham todos uma só alma; em todos o mesmo ardor da fé; em todos o mesmo cântico de louvor a Deus.

Féria – 31/12
1ª – Deus fez que, unidos a Ele, voltássemos à vida.
2ª – A geração de Cristo é a origem do povo cristão; o Natal da cabeça é também o natal do corpo. É a paz que gera os filhos de Deus, alimenta o amor e cria a unidade. O nascimento do Senhor é o nascimento da paz.

01/01
1ª – Ele não veio em auxílio dos Anjos, mas dos descendentes de Abraão. Por isso devia tornar-se semelhante em tudo aos seus irmãos.
2ª – O anjo Gabriel tinha anunciado esta conceção com toda a precisão e prudência; não lhe disse: O que há-de nascer em ti, como se tratasse de algo extrínseco, mas de ti, para indicar que o fruto deste nascimento procedia realmente de Maria.

Féria
02/01
1ª – Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto.
2ª – Assim como as partes estão no todo, também cada um de nós está no Espírito.

Santoral – 02/01
Parecia que tínhamos uma só alma em dois corpos.

Féria
03/01
1ª – Acima de tudo revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
2ª – O amor de Deus é o primeiro mandamento na hierarquia da obrigação, mas o amor do próximo é o primeiro na ordem da ação.

Féria
04/01
1ª – Tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele a Deus Pai.
2ª – Deus faz-se homem perfeito, sem que lhe falte nada do que é próprio da natureza humana, à exceção do pecado, o qual, aliás, não era inerente à natureza humana.

Féria
05/01
1ª – Procedei com sabedoria com os de fora, aproveitando bem o tempo presente. A vossa linguagem será sempre agradável, temperada com sal, de modo que saibais como responder a cada um.
2ª – O Filho Unigénito de Deus, fez-se Filho do Homem, para converter muitos filhos dos homens em filhos de Deus.

06/01
1ª – Eis o meu servo, a quem eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma.
2ª – Com o incenso reconhecem-no como Deus, com o ouro aceitam-no como Rei, com a morra exprimem a fé naquele que havia de morrer.

07/01
1ª – Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.
2ª – Jesus quis nascer para nós no tempo, a fim de nos conduzir à eternidade do Pai. Deus fez-se homem para que o homem se tornasse deus.


Sem comentários: