segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Segunda semana do Advento


Ofício de Leitura

II Domingo Advento
1ª – Demolistes casas para reforçar a muralha, construístes um reservatório … mas não olhastes para o Autor de tudo isto, não vistes Aquele que o realiza desde há muito.
2ª – Uma voz clama no deserto… Não é em Jerusalém mas no deserto, que se há-de realizar a profecia da manifestação da glória do Senhor. Todo o género humano era um deserto totalmente fechado ao conhecimento de Deus.

2ª feira
1ª – O Senhor vai devastar a terra. O sacerdote ficará como o povo, o senhor como o escravo, a senhora como a serva, o vendedor como o comprador, o que empresta como quem pede emprestado, o credo como o devedor. A terra ficara totalmente devastada.
2ª – Deus falou-nos por meio do seu Filho. Depois disso Deus ficou como mudo e não tem mais que falar porque disse tudo em Jesus Cristo.

3ª feira
1ª – A lua ficará envergonhada e o sol empalidecerá, porque o Senhor do Universo reinará no monte de Sião e a sua glória brilhará.
2ª – A Igreja, à qual somos todos chamados em Cristo, só será consumada na glória celeste, quando chegar o tempo da restauração de todas as coisas.
Santoral – 11/12 – O povo cristão celebra a memória dos seus Mártires com religiosa solenidade, para se animar a imitá-los, participar dos seus méritos e ser ajudado com a sua intercessão.

4ª feira
1ª – Sobre este monte o Senhor há-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos, um banquete de vinhos deliciosos. Moab estenderá as mãos como as estende o nadador para nadar, mas o Senhor humilhará a sua arrogância.
2ª – Era pouco para Deus revelar-nos o caminho por meio de seu Filho: quis que Ele mesmo fosse o Caminho, a fim de que te deixasses conduzir por Ele, caminhando sobre o próprio Caminho.
Santoral – 12/12 – Há outro martírio, o martírio do amor com que Deus conservando a vida de seus servos e servas para que continuem a trabalhar para sua glória.

5ª feira
1ª – Embora se tenha indulgência pelo ímpio, ele não aprende a justiça. Senhor, a vossa mão está levantada e eles não a veem.
2ª – A força do amor não mede as possibilidades, ignora os limites. O amor não desiste perante o impossível, não desarma perante as dificuldades.
Santoral – 12/12 – Com que laços se pode segurar a Cristo? Não com laços de violência, nem com cordas bem apertadas, mas com os vínculos da caridade, com as cadeias do espírito e o afeto da alma. Se queres conservar a Cristo contigo, busca-o incansavelmente e não temas o sacrifício. Muitas vezes Ele encontra-se mais facilmente no meio dos suplícios corporais e nas mãos dos perseguidores.

6ª feira
1ª – Naquele dia entoai este cântico à vinha deliciosa: Eu, o Senhor, sou o seu guardião e rego-a a todo o momento; para que não a danifiquem, guardo-a noite e dia.
2ª – O Senhor abraçou a condição humana e manifestou-se no mundo que era seu: a natureza humana sustentava o Verbo de Deus, mas era o Verbo que sustentava a natureza humana.
Santoral – 14/12 – Para entrar nas riquezas desta sabedoria, a porta é a cruz, que é uma porta estreita, e desejar entrar por ela é de poucos; mas desejar os deleites a que se chega por ela, é de muitos.

Sábado
1ª – Como o faminto que sonha que está a comer, mas acorda com o estômago vazio, ou ao sequioso que sonha que está a beber, mas acorda extenuado com a garganta seca, assim sucederá à turba das nações que lutam contra o monte de Sião.
2ª – Cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe de Cristo, filha e irmã, virgem e mãe fecunda. No tabernáculo do ventre de Maria, Cristo habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, permanecerá até ao fim do mundo; no conhecimento e amor da alma fiel habitará pelos séculos dos séculos.

Sem comentários: