domingo, 23 de dezembro de 2018

Quarta semana do Advento e Natal


Ofício de Leitura

IV Domingo do Advento
23/12
1ª – Erguei os olhos ao Céu e volvei o vosso olhar à terra: os céus desvanecer-se-ão como fumo, e a terra gastar-se-á como um vestido. Mas a minha salvação durará eternamente.
2ª – Aquele que só era visível para o Pai começou a ser visível também para o mundo, para que o mundo o visse e pudesse ser salvo.
Santoral – A sua humildade era acompanhada por uma rara simplicidade, própria de uma criança, e por isso nos seus atos e palavras não havia nem ambiguidade nem fingimento. Em todas as circunstâncias só tinha Deus no seu coração, só tinha Deus na sua boca.

2ª feira
24/12
1ª – Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova.
2ª – Desperta, ó homem: por ti Deus se fez homem. Tendo um Filho Unigénito, Deus tornou-o Filho do homem e, vice-versa, tornou o filho do homem filho de Deus. Que maior graça de Deus podia brilhar sobre nós?

3ª feira
25/12
1ª – O conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar. Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procura-la e a sua morada será gloriosa.
2ª – Alegremo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida, uma vida que destrói o temor da morte e mos infunde a alegria da eternidade prometida.

Santoral 26/12
1ª – Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, sempre resistis ao Espírito Santo.
2ª – Onde entrou primeiro Estêvão martirizado pelas pedras de Paulo, entrou depois Paulo, ajudado pelas orações de Estêvão.

Santoral – 27/12
1ª – Nós vos anunciamos a Vida eterna. Escrevemos tudo isto, para que a vossa alegria seja completa.
2ª – O Verbo, que se fez carne para poder ser tocado com as mãos, começou a ser carne no seio da Virgem Maria; mas não foi então que começou a ser o Verbo, porque, como diz São João, Ele era desde o princípio.

Santoral – 28/12
1ª – Naqueles dias, subiu ao trono do Egipto um novo rei que não tinha conhecido José.
2ª – Matas o corpo das crianças, porque o temor de matou o coração. Àqueles que ainda não podiam falar, Cristo os faz suas dignas testemunhas.

Santoral 29/12 – Seja quem for o que planta e o que rega, Seus não dá o crescimento senão àquele que planta e rega sobre a fé de Pedro e segue a sua doutrina.

Féria 29/12
1ª – Nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que procureis conhecer plenamente a vontade de Deus.
2ª – Não perguntes, ó homem, porque tens de sofrer tu; pergunta antes porque sofreu Ele. Por aquilo que ele fez por ti, reconhece quanto vales para Ele. Quanto mais pequeno se fez na sua humanidade, tanto maior se revelou na sua bondade.

Sem comentários: