quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Areia/Rocha=Dizer/Fazer


5ª feira – I Semana do Advento

Areia ou Rocha
Palavras ou Obras
Dizer ou Fazer

A diferença entre construir sobre a areia ou sobre a rocha é como a diferença entre mostrar a fé apenas com palavras e mostrá-la com obras e ações. De facto, a areia é como as palavras, leva-as o vento, dispersa-se com a água.
As nossas palavras dizem o que pretendemos ser.
As nossas ações dizem o que realmente somos.

Foi o que o Papa Francisco pregou hoje:  
“Dizer e fazer, marcam dois caminhos opostos da vida cristã: O dizer é um modo de acreditar, mas muito superficial, na metade do caminho: eu digo que sou cristão, mas não faço as coisas do cristão. É um pouco – para dizê-lo simplesmente – maquilhar-se como cristão: dizer somente é um truque, dizer sem fazer. A proposta de Jesus é sempre concreta. Quando alguém se aproximava e pedia conselho, sempre coisas concretas. As obras de misericórdia são concretas.
A areia não é sólida, é uma consequência do dizer, um maquilhar-se como cristão, uma vida construída sem fundamentos. A rocha, ao invés, é o Senhor.
É Ele, a força. Mas muitas vezes quem confia no Senhor não aparece, não tem sucesso, está escondido, mas é firme. Não tem a sua esperança no dizer, na vaidade, no orgulho, nos efémeros poderes da vida. Só o Senhor Jesus é a rocha.”



Sem comentários: