sábado, 29 de dezembro de 2018

Credo da família


Ano C - Domingo da Sagrada Família de Nazaré































Credo da Família

Sacerdote:
Irmãos caríssimos. Por desígnio da Divina Sabedoria, todos os homens e mulheres são chamados a encontrar os caminhos da felicidade, através de uma família. Conscientes de que o dom da família nos aproxima da Santíssima Trindade de Deus, que também é família, convido-vos a abrir o coração para Deus, fonte de toda a graça, e proclamarmos o nosso empenhamento na dignificação da nossa própria família. Dizei pois:

1. Credes em Deus Pai todo-poderoso, que criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança: e em Jesus Cristo seu único Filho, que quis fazer do matrimónio o símbolo privilegiado do seu próprio amor infinito para com toda a humanidade; e no Espírito Santo, que é a alma da igreja e da comunidade familiar, sua primeira célula?
TODOS – Sim, creio.

2. Quereis agradecer, com a alma em festa, toda a felicidade que o Senhor vos tem concedido no seio da vossa família, particularmente nas horas amargas do sofrimento e da tentação?
TODOS – Sim, quero.

3. Quereis oferecer-vos a Deus para que a vossa família se abra generosamente à vida, as crianças cresçam nela em idade, sabedoria e graça, como Jesus na família de Nazaré, e os anciãos encontrem no carinho e na gratidão dos seus o melhor sinal da bem-aventurança eterna?
TODOS – Sim, quero.

4. Quereis oferecer-vos a Deus como construtores da paz familiar, condição primeira da paz no mundo, de modo que a concórdia resista generosamente às ameaças da discórdia, e o perdão fraterna seja como o bálsamo das feridas abertas ao perdão de Deus?
TODOS – Sim, quero.

5. Quereis que Deus tenha sempre o primeiro lugar na vossa família, de modo a aprenderdes dele os caminhos do amor, do progresso e da paz, para bem da Igreja e do mundo?
TODOS – Sim, quero.

Sacerdote:
Manifestados assim, diante da Igreja, os vossos propósitos, recolhamo-nos num momento de silêncio, e diga cada um de nós, ao Senhor, neste dia da Sagrada Família, a sua própria oração familiar.

Senhor, nosso criador e nosso Pai, Vós, que sois mistério trinitário de amor, e conheceis a necessidade de amor em nossas vidas, dignai-vos fazer crescer em nós as energias necessárias, para que as nossas famílias resplandeçam como santuários da vossa habitação na terra, e por elas cresça também a vossa Igreja, como sacramento de salvação para o mundo.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.



Sem comentários: