sábado, 30 de dezembro de 2017

Só bebo em serviço



Brincadeira de fim de ano

No século passado, ou mais, no milénio passado, num jantar de família recusei um (ou mais um) copo de vinho dizendo:
- Eu só bebo em serviço…
O meu irmão mais velho questionou:
- Tu só bebes em serviço, isto é, não fazes outra coisa no serviço a não ser beber?
E o mais novo acrescentou:
- Tu bebes só em serviço, ou seja, mais ninguém bebe a não ser tu. Bebes sozinho. Já reparei nisso…
O meu pai assegurou:
- Só tu bebes em serviço, ou melhor, és o único a poder beber no serviço ou fora dele. Aproveita.
Então esclareci:
- Eu só bebo em serviço, isto é, hoje não quero beber fora do serviço.
A minha irmã explicou:
- Bebes só em serviço, por outras palavras, tu bebes só por obrigação.
E a minha mãe concluiu:
- Filho, tu bebes só por devoção.
Tudo isto podia ter sido evitado se o padre aceitasse o tal copo de vinho. Se o fizesse teria sido mais fácil e não se teria gasto tantas palavras e desperdiçado tanta energia.
E se tivesse bebido, com certeza, estariam vocês agora a pensar que toda esta verborreia era efeito dos copos…
- Bem, acho que neste momento já preciso tomar um grande copo de… água.



























Sem comentários: