sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Se digo Avé-Maria





















Se digo Avé Maria,
nesta palava saúdo aquela Senhora, que o é de toda a saúde, e sem cujo patrocínio ninguém alcançou a eterna.

Se digo cheia de graça,
nesta palavra me persuado que a graça foi a sua maior felicidade e que todas as felicidades sem graça são a suma miséria.

Se digo o Senhor é contigo,
esta palavra me anima a estar sempre com Deus por amor e obediência e jamais por nenhum caso me apartar dele.

Se digo benta és tu entre as mulheres,
esta palavra me traz à memória a maldição de Eva, e a de quantos por causa de suas filhas têm sido malditos.

Se digo bento é o fruto do teu ventre, Jesus,
esta palavra me avisa que assim como aquele fruto bendito foi o Salvador, assim o de todas as minhas obras deve ser a salvação.

Se digo Santa Maria Mãe de Deus,
esta palavra fiado em sua benignidade, me prostra a seus soberanos pés para perpétuo escravo de tal Senhora e filho de tal Mãe.

Se digo roga por nós pecadores,
esta palavra me prega que o que sobretudo devo procurar com maior ânsia e com maior contrição, é o perdão dos pecados.

Se finalmente digo agora e na hora da nossa morte,
esta palavra acaba de me desenganar que despreze e não faça caso de quanto acaba com a vida, e que a minha vida seja tal como quisera ter vivido na morte, e que esta pode ser nesta mesma hora.

(Sermão 22 Rosa Mística do Pe. António Vieira)




Sem comentários: