terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Levantei-me sacerdote
















Neste dia em que se assinala os 149 anos da ordenação sacerdotal do Pe. Dehon, fazemos a releitura dos seus apontamentos sobre a história da sua vida (Cf. NHV 4).

Quando:
Na manhã do dia 19 de dezembro de 1868 estava eu em São João de Latrão, em Roma, para a ordenação sacerdotal.

Onde:
Este santuário de São João de Latrão é realmente um cenário excecional para as ordenações!
Aqui, sobre este pavimento, de Constantino para cá, milhares de bispos e centenas de milhares de padres receberam a unção santa…
São João de Latrão é chamada a cabeça e a mãe de todas as Igrejas. Eu gostaria de chamar a cabeça e o coração da Igreja.
Ao nosso lado, na nave lateral, encontrava-se a Mesa da Última Ceia. Foi sobre ela que Jesus ofereceu o Primeiro Sacrifício Eucarístico.
Esta igreja privilegiada possui também tudo o que resta do Apóstolo São João sobre a terra: a mesa da Ceia, as cadeiras e a caldeira do seu martírio.

Quantos e donde:
Éramos 200 ordenandos, religiosos e clérigos, de todas as nações e de todos os costumes: filhos de São Bento, de S. Francisco, de S. Domingos, clérigos italianos, franceses, espanhóis, missionários da Propaganda, destinados ao Oriente, à África, às Índias, à Oceânia.

Quem:
O Bispo da ordenação era o Cardeal Patrizi, Vigário do Sumo Pontífice.

Com quem:
Os meus pais estavam atrás de mim vertendo lágrimas sem fim. O meu pai não foi capaz de comer nesse dia…

O quê:
Não é possível exprimir as impressões da Ordenação. Levantei-me sacerdote, possuído por Jesus, todo cheio dele, do seu amor ao Pai, do seu zelo pelas almas, do seu espirito de oração e de sacrifício.

Depois:
No dia 20 foi a minha primeira missa cantada no Seminário.
No dia seguinte celebrei, a segunda missa, sobre o altar da Confissão de São Pedro, sobre o corpo dos Santos Apóstolos…
Celebrei as missas seguintes no Cárcere Mamertino, em S. João de Latrão, no altar de S. Luís Gonzaga.
Celebrei as três missas de Natal no Seminário, no altar da Santíssima Virgem.
Durante um ano inteiro não fui capaz de celebrar uma vez que fosse sem derramar lágrimas.



Sem comentários: