terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Ser transparente


Memória de Nossa Senhora de Guadalupe

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa...
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já dura há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção. 

Disse o Papa Bento XIV, em 1754 acerca da figura de Nossa Senhora de Guadalupe:
"Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação.

Já alguém disse que os santos são as figuras que deixam passar a luz…isto é, através deles nós vemos a luz divina.
A Senhora de Guadalupe é a figura que deixa ver a comunidade, o povo de Deus.

Que a Senhora de Guadalupe nos ajude a ser também transparentes: a deixar passar para Deus a imagem do povo e da comunidade que somos, e deixar passar para o povo a imagem do Deus em quem acreditamos.

Deus através da Virgem de Guadalupe vê o povo e cada um de nós.
Nós, através dela, vemos a Deus e o povo.


Sem comentários: