domingo, 20 de julho de 2014

H B C

Ano A - XVI Domingo Comum

3 letras - H B C
3 Palavras - Humildade Bondade Confiança
3 Mensagens

1ª H de Humildade
Ao pregar sobre a parábola do trigo e do joio, tinha na mão um facho de espigas de trigo. Alguém da assembleia levantou a mão para me perguntar:
- E onde está o joio?
- Está aqui, aí e ali...respondei apontando para mim, ara ele e para os outros.
De facto é preciso humildade para reconhecer em nós o joio ou as ervas daninhas.
Quem não é capaz de reconhecer e identificar em si mesmo esse joio não será capaz de melhorar e corrigir a sua vida.
Peço essa humildade, pois eu sou também joio.

2ª B de Bondade
É preciso também identificar o trigo ou as coisas boas...
Um dia um padre chamou o sacristão e deu-lhe um raspanete à frente da assembleia pois tinha deixado uma vela apagada... que falta de responsabilidade e de profissionalismo... E o sacristão respondeu muito simplesmente:
- O sr. padre só vê a velha apagada... eu estou a ver 9 velas acesas...
Quanto mais vermos, identificarmos e guardarmos no nosso coração as coisas boas, mais vontade teremos de as praticarmos...
Porque é que só temos olhos, dedos e língua para identificar o que de menos bom existe?
É preciso valorizar o trigo bom,o bem que Deus semeou na nossa vida.

3ª C de confiança
Depois de olharmos para o joio e para o trigo bom, é preciso olhar para Deus com confiança. Se Ele foi capaz de transformar a água em vinho, não poderá transformar o joio em trigo bom? 
Não podemos pôr limites à Providência divina. 
Ponhamo-nos nas mãos de Deus e Ele converterá o mal que em nós existe em bem que espera de nós.

Sem comentários: