domingo, 27 de julho de 2014

Coração de oiro

Ano A - XVII Domingo Comum

Em geral a Palavra de Deus dá-nos resposta às perguntas que nós fazemos.
Hoje invertem-se os papéis: É a palavra a formular a pergunta e nós é que devemos encontrar resposta.
É o caso de Salomão. Deus diz-lhe que faça um pedido, pois está disposto a responder...
E Salomão pede-lhe um coração inteligente...
E nós? Que podemos pedir a Deus? Tal como Salomão não peçamos nem saúde, nem lnga vida, nem riquezas, nem vitórias, nem felicidade, mas apenas um coração...
Que coração?

Um dia encontrei um aluno do primeiro ano que desenhava corações em todos os lugares e com tudo o que encontrava. Nos cadernos, livros, quadro, paredes, chão, carteiras.... era só corações...
Chamei-o à parte disse-lhe que em vez de desenhar (pois já tinha mostrado a todos de que era um bom desenhador) que escrevesse a palavra coração... e assim toda a gente ficaria a saber que também já sabia escrever. Ele aceitou e começou a escrever... a palavra coração, mas eu abanei a cabeça e apontei para um erro: CORASÃO. Disse-lhe que não era assim... que pensasse bem. Então ele perguntou se era com dois esses... Eu fiquei sem saber que responder e disse-lhe:
- De facto a palavra coração escreve-se não com um, nem com dois, mas com três esses. Escreve-se com um S de Sábio, com um S de Santo e com um S de Simples. Continua a desenhar em vez de escrever, mas nunca te esqueças dos três esses.

Foi o que agradou a Deus no pedido de Salomão.
Saibamos também pedir um coração com três esses: um coração Sábio (inteligente e compreensivo), um coração Santo (íntegro) e um coração Simples (humilde).

Este deve ser o nosso melhor pedido, o nosso tesouro ou a nossa pérola mais preciosa que devemos procurar.
E não há lugar para Deus? Ele é que deve ser o nosso tesouro.
Sim, se nós tivermos um coração sábio, santo e simples iremos descobrir no íntimo desse coração a presença de Deus, pois um coração de oiro é um coração com Deus.

Um dia alguém queria comprar um coração de oiro e entrou numa ourivesaria. Fez o seu pedido, mas não havia lá nenhum coração de oiro para colocar num colar. Foi procurar noutra loja e também não encontrou... Mas onde poderia encontrar um coração de oiro?
Até que alguém lhe respondeu:
- Não encontrará em nenhuma ourivesaria... Hoje em dia, esse tipo de coração só se encontra num antiquário.

Nós podemos andar à procura de uma pérola mais preciosa que é um coração de oiro.
Sabemos onde encontrá-lo: no nosso peito.
Peçamos a Deus que nos dê um coração assim e tudo o resto nos será dado por acréscimo.

Sem comentários: