domingo, 6 de julho de 2014

Aprender

Ano A - XIV Domingo Comum

Três verbos, três convites, três compromissos:

- Que estais cansados
- Vinde
- Aprendei

Primeiro: Quando estiverdes cansados
Se estou cansado, saturado, abatido, desanimado, em baixo, deprimido, adoentado... deixo logo de rezar, de ir à missa de meditar e de me aproximar de Deus e da Comunidade. Afasto-me porque estou cansado e fico ainda mais casado por me ter afastado.
Fazendo isto, faço precisamente o contrário do que quer Jesus.
Vós que estais cansados, eu vos aliviarei.
Só se liberta quem se aproximar de Deus e da Comunidade.

Segundo: Vinde
Quando estou aflito ou enrascado digo logo: Vinde Senhor em meu auxílio.
Peço que Deus me venha socorrer.
É precisamente o contrário do que espera Jesus.
Se precisas de ajuda, vem...
Se não somos socorridos é porque não vamos até ao ponto de socorro e de auxílio.

Terceiro: Aprendei
Jesus não me chamou para ensinar, mas para aprender. Não quer que sejamos mestres, mas sempre aprendizes, discípulos permanente.
Mesmo um pai não ensino o seu filho, mas aprende a ser pai com o seu filho.
Mesmo um professor não vai à escola para ensinar, mas para aprender. Se lhe faltar esta disposição nunca chegará a ser um bom professor, não aprenderá nada e não ensinará ninguém.
Jesus que que aprendamos não a falar, andar, curar, pregar, rezar como ele. Quer apenas que aprendamos a ser mansos, humildes e a ter coração como ele.
Mansos para os outros se aproximarem de nós.
Humildes para que nós nos aproximemos dos outros.
A ser coração para que todos tenhamos os mesmo sentimentos, um só coração e uma só alma.

Sem comentários: