quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Verso e Reverso do Pai Nosso

O Pai Nosso de cada dia (118)

O Avesso do Pai Nosso,
Rezado individualmente e em silêncio:

Pai Nosso, ficai nos Céus:
Não vos mistureis com os nossos afazeres.
Que o meu nome seja honrado, conhecido, estimado,
Ou ao menos o nome da minha família, da minha comunidade.
Venha o meu reino, estenda-se a minha influência,
Cresçam as minhas posses.
Sobretudo, faça-se a minha vontade.
O meu pão está seguro na minha saca,
No me frigorífico, no meu banco.
Perdoo para comprar e merecer o vosso perdão.
Não me envieis provas e desgraças.
Livrai-nos dos meus inimigos,
Ámen.

O autêntico Pai Nosso,
Rezado comunitariamente e com entusiasmo:

Pai Nosso que estás connosco:
Tu nos revelaste e comunicaste o teu amor
E nós o viveremos de tal forma
Que ele se transmita, pelas nossas amizades e fraternidades,
A todos os que o esperam.
Fizeste conhecer em Jesus Cristo
A tua vontade de justiça, de amor comparticipado,
E nós queremos cumpri-la nesta terra,
Para que ela se torne um lugar
Onde a justiça habite e onde todos se amem.
Repartiste connosco tão admiravelmente o teu pão
Que nos tornaste também capazes de reparti o nosso pão.
Tão bem nos perdoaste que nos inspiras o tacto, o respeito
E a alegria com que nos devemos reconciliar uns com os outros.
Estás connosco em todas as provas,
Em todas as tentações e sofrimentos,
Para as superarmos como tu.
Contigo, em ti, por ti,
Nós libertaremos o mundo do mal.
Ámen!

(Cf. LOUIS EVELY, A oração dum homem moderno, Ed. Perpétuo Socorro, Porto, 1974, páginas 138-160).

Sem comentários: