domingo, 5 de dezembro de 2010

O Caminho de Deus

ANO A - II Domingo Advento


Conta-se que um professor estava a preparar a sua lição de Geografia mas o seu filho não o deixava em paz. Para entretê-lo, rasgou uma página de uma revista que tinha um mapa-mundi, cortou-a em vários pedaços e pediu ao filho que refizesse aquele mapa. Era trabalho difícil unir tanta divisão de modo que estaria ocupado durante largas horas. O miúdo, todo empenhado pôs mãos à obra. Breves momentos depois apresentou ao pai o puzzle perfeito.
- Já!? Como conseguiste fazer tão depressa?
- Foi fácil. Vi, da parte de trás da folha, a fotografia de um homem e através dele reconstrui o mapa-mundi.
A figura do homem foi o caminho para a reconstrução do mundo, nas mãos daquela criança.

Neste tempo do Advento, ouvimos repetidamente o apelo de João Baptista: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Mas qual é o caminho de Deus? O Mistério da Incarnação dá-nos a resposta. O Homem é o caminho que Deus escolheu para chegar até nós. Ele fez-se homem como nós para levar a nossa humanidade até Deus.
Preparar o caminho de Deus é apurar o homem, é redescobrir a sua dignidade. Endireitar as suas veredas é corrigir os seus atalhos, preencher os vazios, abater o que está a mais.
Se esse foi o caminho de Deus, o nosso caminho só pode ser o mesmo. O caminho da Igreja é o homem porque o homem é o caminho de Deus.
É este o único caminho para reconstruir o mundo e torná-lo melhor.

Sem comentários: