terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Santos Inocentes


28 de Dezembro, Festa dos Mártires Santos Inocentes

Santa Teresinha do Menino Jesus:
Os Ladrões do Céu. Os meus protectores no céu e os meus preferidos são aqueles que o roubaram como os Santos Inocentes e o bom ladrão.
Os grandes santos ganharam-no por suas obras: quero imitar os ladrões, quero conquistá-lo por astúcia, por um ardil de amor que me abrirá a sua entrada, para mim e para os pobres pecadores. O Espírito Santo encoraja-me, pois diz nos Provérbios 1,4: Ó pequenino! Vinde, aprende de mim a astúcia.

São João Crisóstomo:
Considerai a insensatez de Herodes. Se ele acreditava na profecia e considerava inevitável a sua realização, era evidente estar ele tentando algo irrealizável; se não acreditava nela nem esperava que se cumprisse o anunciado, não tinha motivo para temer e se espantar, nem para pôr armadilhas a ninguém. Em nenhuma das duas hipóteses havia necessidade de mentir.
Cego de orgulho, aquele iníquo monarca acreditou ter poder suficiente para opor-se ao plano divino e mudar, segundo os seus caprichos, aquilo que Deus determinara desde toda a eternidade e anunciara pela boca de seus mensageiros!

São Pedro Crisólogo:
Por que Cristo agiu assim? Por que abandonou àqueles que Ele sabia que seriam procurados por sua causa e por sua causa haveriam de morrer? Ele nascera rei e rei do céu, porque abandonou os que eram inocentes? Por que desdenhou um exército de sua mesma idade? Por que os abandonou desse modo?
Irmãos, Cristo não abandonou os seus soldados, mas deu-lhes melhor sorte, concedeu-lhes triunfar antes de viver, fê-los alcançar a vitória sem luta alguma, concedeu-lhes as coroas antes mesmo de seus membros estarem desenvolvidos, quis, por seu poder, que passassem por cima dos vícios, que possuíssem o Céu antes que a terra.

Bossuet:
Bem-aventuradas crianças, cuja vida foi imolada a fim de conservar a vida de vosso Salvador. Se vossas mães tivessem conhecido esse mistério, em lugar de lamentações e de lágrimas, só se ouviriam bênçãos e louvores.

São Bernardo:
Por que haverá quem duvide das coroas dos Inocentes? É menor, por acaso, a piedade de Cristo que a impiedade de Herodes, para crer que este pudesse entregar alguns inocentes à morte e Cristo não pudesse coroar aqueles que foram mortos por Ele? Estes são, verdadeiramente os teus mártires, ó Deus, para que resplandeça com maior evidência o privilégio de tua graça naqueles em quem nem o homem nem o anjo descobrem mérito algum.

Prudêncio:
Salvé, ó flores dos mártires, que na alvorada do cristianismo fostes massacrados pelo perseguidor de Jesus, como um violento furacão arranca as rosas apenas desabrochadas! Vós fostes as primeiras vítimas, a tenra grei imolada, num mesmo altar recebestes a palma e a coroa.

Sem comentários: