quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Natal (17)


Santa Teresinha do Menino Jesus:
devoção ao mistério da Encarnação e do presépio

Teresinha do Menino Jesus amava de modo todo particular o mistério do presépio. Foi aí que o Menino Jesus lhe revelou os segredos sobre a simplicidade e o abandono.
Em oposição a Marcion, que dizia com desdém: “Tirai estes panos e esta manjedoura indignos de um Deus”, Teresa sentia-se atraída pelos aniquilamentos de Nosso Senhor, que se fez pequenino por nosso amor.
Escrevia com prazer, nos santinhos de Natal que pintava, este texto de São Bernardo: “Jesus, quem vos fez tão pequeno? O Amor!”
O nome de Teresa do Menino Jesus, que lhe deram desde a idade de nove anos, quando manifestara o seu desejo de tornar-se carmelita, permaneceu sempre para ela uma actualidade e esforçou-se por merecê-lo constantemente. Repetia esta oração:
“Ó Menino Jesus, meu único tesouro, eu me abandono a teus divinos caprichos, não quero outra alegria que a de te fazer sorrir. Imprime em mim tua graça e tuas virtudes infantis, a fim de que no dia do meu nascimento para o céu os anjos e os santos reconheçam em mim a tua esposazinha: Teresa do Menino Jesus”.
Festejava também todos os anos, com grande piedade, o dia 25 de Março, porque, dizia ela, “é o dia em que Jesus, no seio de Maria, foi mais pequenino”.

(Conselhos e lembranças de Céline Martin (1869-1959), uma das 4 irmãs de Santa Teresinha do Menino Jesus)



Sem comentários: