segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Apóstolo São João


27 de Dezembro
Festa de São João, Apóstolo e Evangelista

1. Pedagogia do amor
São Clemente de Alexandria conta que o Apóstolo São João, já de idade muito avançada, escolheu um jovem para ser sacerdote e contratou um tutor para que fosse instruído, baptizado e confirmado. Meses mais tarde, São João foi ter com o tutor:
- Chegou o momento de me entregares aquele que tão bem soubeste instruir. Onde está o jovem para que eu o ordene sacerdote?
- Ele está morto. – Disse o tutor.
- Como assim? – Indagou São João. Que aconteceu?
- Logo depois da sua instrução e baptismo o rapaz envolveu-se em más companhias e caiu degrau em degrau em todos os vícios até chegar ao fundo. Agora é um ladrão e assassino temido por todos…
São João, como sempre, inclinou a cabeça no peito do rapaz que encolhido de vergonha ali chegara, e disse-lhe:
- Existe ainda um degrau para experimentares. É o do arrependimento que leva ao perdão. A tua salvação não é irrecuperável. Eu responderei por ti diante de tribunal divino e implorarei o teu perdão. Acredita na misericórdia e fica comigo, pois sou enviado de Cristo Jesus.
O jovem ficou parado com os olhos cheios de lágrimas. Depois abraçou o tutor e implorou o seu perdão.
A caridade de São João fê-lo passar pelo segundo baptismo, isto é, o baptismo das lágrimas e tornou-se ministro de Deus, profeta do amor e servidor da reconciliação.

2. Pedagogia da alegria
Um dia um visitante chegou de surpresa à cidade de Éfeso e encontrou o Apóstolo São João numa euforia a jogar com os seus discípulos. O visitante manifestou publicamente o seu desagrado:
- Eu estava à espera de encontrar um mestre recolhido a instruir os seus discípulos e afinal vejo apenas um brincalhão no meio de tanta algazarra.
São João, ainda com ar de brincalhão, tomou o arco e as flechas que o visitante carregava e disse-lhe com todo o afecto:
- Tu és um valente. És capaz de atirar todas estas flechas sem parar?
- Claro que não. O arco poderia quebrar…
- Também eu não. O meu espírito também precisa de descansar e relaxar para não quebrar. Assim, no dia-a-dia podemos brincar e aliviar as nossas tensões… e tornar-nos-emos mais ágeis e flexíveis, capazes de nos lançarmos cada vez mais além.

3. Modelo vocacional
Segundo as palavras do Pe. Dehon o Apóstolo São João é modelo da nossa vocação de amor e reparação:
“Compreendo porque é que São João é o patrono e o modelo da nossa vocação. Na última Ceia ele é o modelo da vida contemplativa, da vida eucarística. No Calvário, ele é o modelo da vida de acção e de sofrimento.”(NQ, 1886, Pág. 136)
“Nós seremos abençoados se formos fiéis à nossa bela missão que é amar e consolar o Coração de Jesus como fazia o apóstolo S. João. É a mais bela das vocações.” (Carta a um Superior, 25/12/1924, Inv. 214.07, AD: B18/6.12/7)
“São João deve ser o nosso modelo principal, porque somente o amor tudo contém.” (CA, Pág. 142)
“São João Evangelista é por excelência o pregador do amor.” (ACJ 1, Pág. 404)

4. Simbologia
O Apóstolo São João era irmão de Tiago o Maior. Foi bispo da igreja de Éfeso. Esteve exilado na ilha de Pátmos entre os anos de 93 a 98, onde escreveu o Apocalipse. Depois de libertado regressou a Éfeso. Morreu quase centenário e foi o único discípulo a ter morte natural. Recebeu diversas agressões durante a vida, inclusive um cálice envenenado, do qual escapou milagrosamente. É por isso que o seu brasão ostenta um cálice com víboras. Como Evangelista a sua figura é a ÁGUIA.

Sem comentários: