domingo, 19 de dezembro de 2010

Tempo de acção


Ano A - IV Domingo Advento

1) MENSAGEM
A mensagem do IV Domingo do Advento é o anúncio a José. Já o Senhor está tão perto e se faz anunciar. Não são apenas sinais do Messias, mas é Ele em pessoa que bate à porta.
O Messias prometido é da família davídica, introduzido nela por José “esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”. O sim de José completa e assume o sim de Maria. O menino que vai nascer é filho de Deus e filho do homem.
No anúncio dum filho que vai nascer, feito a Acaz, revela-se a figura do verdadeiro Emanuel.
Jesus é Deus connosco. Nele Deus está presente e vive no meio de nós. Agora a força de Deus já não vem em figuras e promessas, mas aparece em pessoa. Vive connosco a mesma história, comprometido e solidário no mesmo destino e experiência humana.
“Porás o nome de Jesus” (Evangelho).

2) COMPROMISSO
Em todo o Evangelho não se conhece nenhuma palavra pronunciada por este santo homem chamado José. Aliás, são poucas as suas referências. Hoje, Mateus faz desta personagem o centro da mensagem do seu trecho. Sem ser o sujeito de nenhum discurso, é ele o agente de muitas acções.
José – era um homem justo / não queria difamar Maria / resolveu deixá-la em secretamente / fez como lhe ordenou o anjo / recebeu sua mulher / pôs o nome de Jesus.
De todos estes verbos sobressai uma acção – fez. José não disse mas fez. A resposta ao chamamento que Deus lhe fez não foi dada por palavras, mas por actos. José é verbo/acção e não substantivo/nome. Ele é espelho de Deus, testemunha daquilo que deus é.
José chama a nossa atenção para esta realidade – mais que palavras, obras. Ele que foi um homem de acção, convida-nos a seguirmos o seu exemplo: “Res, non verba”.

Sem comentários: