quinta-feira, 7 de março de 2024

Diabo não expulsa diabo


5ª feira – III semana da quaresma

Não há meio termo:
Quem não está comigo está contra mim.

O dedo de Deus contra Belzebu

Lc. 11, 14-23 – Jesus sente compaixão por todos aqueles que sofrem no corpo ou na alma.

Expulsa um demónio e o povo exulta de alegria, mas os fariseus ficam com raiva espalham discórdia murmurando:

- Ele expulsa os demónios em nome de Belzebu, o príncipe dos demónios.

Jesus ri-se dessa estupidez e diz como é possível que o demónio expulse um outro demónio? Um reino desunido em si mesmo se divide morre, só a força de Deus pode expulsar os demónios.

Mas hoje como podemos nos defender dos demónios?

O Santo Cura d’Ars diz: o diabo tem medo, foge das pessoas que pregam, que rezam ou que vivem os sacramentos.

Nunca devemos dialogar com o diabo e nem pensar que ele se converte, ele sabe como nos enganar fazendo ver as coisas como boas.

 

Escutar é não fechar o coração

- (Na 1ª leitura e salmo) –  Se Deus fala – escuta e não feches o teu coração.

- (No Evangelho) – O mudo falou – Deus escutou e não fechou o seu coração.

 

Jesus curou um mudo para lembrar que sempre que alguém fala a Deus, Deus escuta-o e nunca fecha o seu coração tal como sempre que Deus fala o homem deve escutar e não fechar o seu coração.

 

À margem:

Uma senhora só ia à igreja uma vez por ano. Uma vez ao chegar à igreja estava o padre a ler o evangelho de hoje:

- Quem não está comigo está contra mim e quem não junta comigo dispersa.

A mulher a ouvir isto começou a chorar pois tinha compreendido a mensagem como se fosse precisamente para ela.

Ela dizia:

- E eu que não estou com Ele… Quer dizer que estou contra ele! Perdoai-me, Senhor. Não quero mais dispersar as oportunidades.

E foi o início de uma vida dedicada ao lado de Jesus.

 

Ver também:

Um demónio que era mudo

 

Sem comentários: