quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Uma cadeira de pedra


Festa da Cadeira de São Pedro, Apóstolo
1ª reflexão
Em fevereiro os antigos romanos honravam a memória dos seus idos ou defuntos, com um banquete em redor da sua cátedra (cadeira reservada ao defunto) para significar que ele estava presente no banquete.
Desde o século IV os cristais começaram a honrar uma ‘cadeira’ mais espiritual: a de Pedro, chefe da Igreja de Roma, reconhecendo a missão única que Jesus lhe confiou, salientando o fundamento visível da unidade da Igreja, a obediência e a solidariedade para com o Papa. Na celebração dos cristãos, a cadeira de Pedro nunca está vazia.
 
2ª reflexão
Conta-se que no norte de Portugal, numa cidade conhecida como a capital do móvel, onde abundam fábricas de mesas e cadeiras, um bom cristão foi ter com o pároco.
- Senhor padre. Há já vários anos que em fevereiro aqui na igreja é feito um peditório para a cadeira de São Pedro. Parece que os carpinteiros ainda não conseguiram fazê-la. Para fazer uma cadeira é preciso assim tanto dinheiro e tanto tempo? O Senhor padre pode encomendar essa cadeira aos nossos carpinteiros, que fazem isso depressa e bem e até de graça.
A ingenuidade deste cristão expressa perfeitamente o objetivo desta festa da Cadeira de São Pedro:
- Participar e colaborar com o múnus de Pedro.
- Manter a unidade e a solidariedade com o Papa.
- Obedecer e servir o servo dos servos da Igreja
 
3ª reflexão
A liturgia reconhece a figura plurifacetada de São Pedro.
Há uma festa para celebrar e contemplar as várias realidades:
- A barca de São Pedro
- A cadeira de São Pedro
- As chaves de São Pedro
- O peixe de São Pedro
- O galo de São Pedro
- As cadeias de São Pedro
- A cruz de São Pedro
- O túmulo de São Pedro
- A basílica de São Pedro
Sem contar com a negação de Pedro, a pesca de Pedro, a profissão de fé de Pedro, o milagre de Pedro, a pregação de Pedro.
São oportunidades diferentes, mas complementares para contemplar o mistério e ministério que Jesus entregou a Pedro.
 
4ª reflexão
Na Basílica de São Pedro em Roma a Cátedra ou Cadeira de são Pedro, é uma obra do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini, feita entre 1647 e 1653. É feita em bronze, sustentada pelas estátuas de quatro doutores da Igreja. Dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Orientes, São João Crisóstomo e Santo Atanásio.
Mais do que madeira ou de bronze eu quero contemplar uma cadeira de pedra, feita da mesma matéria que Pedro, firme como rocha, duro mas recetivo, pedra viva da construção do Senhor.
 
Ver também:
O perfil de Simão Pedro

Sem comentários: