quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Destinos diferentes


5ª feira – II semana da quaresma


A parábola do homem rico e do pobre Lázaro

REFLEXÕES AVULSO 

 

1ª – Deus ama os pobres

Assim pregou o Papa Bento XVI – No Evangelho deste dia (Lc 16, 19-31), Jesus narra a parábola do homem rico e do pobre Lázaro. O primeiro vive no luxo e no egoísmo, e quando morre, vai para o inferno. Ao contrário, o pobre, que se alimenta com as migalhas que caem da mesa do rico, quando morre é levado pelos anjos para a casa eterna de Deus e dos santos.

Mas a mensagem da parábola vai além: recorda que, enquanto estivermos neste mundo, devemos ouvir o Senhor que nos fala mediante as sagradas Escrituras e viver segundo a sua vontade, caso contrário, depois da morte, será demasiado tarde para se corrigir.

Portanto, esta parábola diz-nos duas coisas: a primeira é que Deus ama os pobres e eleva-os da sua humilhação; a segunda é que o nosso destino eterno está condicionado pela nossa atitude, compete a nós seguir o caminho que Deus nos mostrou para alcançar a vida, e este caminho é o amor, entendido não como sentimento, mas como serviço aos outros, na caridade de Cristo.

 

2ª – Ao lado dos pobres, sempre

Nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d'Agordo), na província de Belluno, norte da Itália, e falecido em 28 de setembro de 1978 no Vaticano, Albino Luciani foi Papa apenas por 34 dias, um dos pontificados mais breves da história. Era filho de um operário socialista que trabalhava há muito tempo como emigrante na Suíça. No bilhete escrito pelo seu pai, dando-lhe o consentimento para entrar no seminário, lê-se: Espero que quando fores padre, fiques ao lado dos pobres, porque Cristo estava ao lado deles. Palavras que Luciani colocaria em prática durante toda sua vida.

 

3ª – Não se esqueça dos pobres

Estas foram as primeiras palavras dirigidas pelo Cardeal brasileiro Cláudio Hummes àquele que estava a seu lado e que tinha sido eleito papa nesse momento e que tomou o nome de Francisco.  

Se Deus não se esquece dos pobres, quem somos nós para os ignorarmos. A indiferença é um pecado.

 

4ª – Os ricos pecadores

Porque é que na Igreja sempre nos convidam a rezar pela conversão dos pobres pecadores e nunca pela conversão dos ricos pecadores?

É porque não se pode rezar pelos ricos?

Ou será que os ricos não têm conversão possível?

Até mesmo na oração há descriminação entre pobres e ricos?

Será que todos os pecadores são pobres ou porque todos os pobres são pecadores?

E vale a pena rezar por um condenado?

Do inferno pode sair alguém?

Para evitar isto, devemos rezar simplesmente pelos pecadores sem explicitar mais nada, isto é, rezar sem julgar nem condenar nada e ninguém.

Rezar pelos pecadores é rezar por todos.

Um dia, um bispo foi visitar uma idosa acamada.

Ao despedir-se pediu que ela não se esquecesse de rezar pelo seu bispo.

- Sim, sim, Sr. Bispo. Eu todos os dias rezo pelos pobres pecadores.

 

Ver também:

Nem pobres nem ricos

O pecado da indiferença

 

Sem comentários: